A Apple lançou uma atualização emergencial de segurança para iOS e iPadOS, corrigindo uma falha que foi explorada em ataques cibernéticos. A vulnerabilidade, identificada como CVE-2025-24200, está relacionada a um problema de autorização que permitia a desativação do Modo Restrito USB em dispositivos bloqueados.
“Um ataque físico pode desabilitar o Modo Restrito USB em um dispositivo bloqueado. A Apple está ciente de um relatório de que esse problema pode ter sido explorado em um ataque extremamente sofisticado contra indivíduos específicos.”
Apple, em comunicado.
Introduzido no iOS 11.4.1, o Modo Restrito USB bloqueia o acesso a dados através das entradas Lightning ou USB-C do iPhone ou iPad se o dispositivo estiver bloqueado por mais de uma hora. O recurso é especialmente útil para impedir que hackers utilizem ferramentas com conexão USB para desbloqueio e roubo de informações do dispositivo.
Ou seja, a falha corrigida poderia ser explorada em ataques físicos, o que sugere que invasores precisariam de acesso direto ao dispositivo para explorá-la.
A Apple não deu detalhes sobre como a falha foi utilizada por cibercriminosos, mas disse que ela pode ter sido explorada em "um ataque extremamente sofisticado contra indivíduos específicos".
Confira a lista completa de dispositivos que receberam a atualização de segurança
-
iOS 18.3.1 e iPadOS 18.3.1:
-
iPhone XS e modelos mais recentes
-
iPad Pro de 13 polegadas
-
iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração ou posterior)
-
iPad Pro de 11 polegadas (1ª geração ou posterior)
-
iPad Air (3ª geração ou posterior)
-
iPad (7ª geração ou posterior)
-
iPad mini (5ª geração ou posterior)
-
-
iPadOS 17.7.5:
-
iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração)
-
iPad Pro de 10,5 polegadas
-
iPad (6ª geração)
-
A recomendação é que todos os usuários com dispositivos compatíveis instalem a atualização o quanto antes para evitar possíveis riscos de segurança.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!