A Xiaomi lançou no final de fevereiro uma atualização do HyperOS, sistema operacional que substitui a MIUI, para dispositivos Redmi Note e Xiaomi das famílias 12 e 13 e linha POCO. No entanto, a atualização teve um efeito inesperado, bloqueando e causando diversos travamentos nos dispositivos.
Os usuários da Xiaomi relataram que, após a atualização, seus aparelhos entraram num ciclo de bootloop - quando o dispositivo não consegue concluir sua inicialização e fica reinicializando repetidamente.
De acordo com o GameReactor, a atualização também levou a um “bloqueio” dos smartphones, forçando os usuários a reinicializarem os dispositivos para as configurações de fábrica.
A fabricante chinesa reconheceu o problema no sistema operacional após diversos usuários relatarem o bug do plugin System UI Plugin.
Como explica o Gizmochina, o problema de compatibilidade aconteceu porque a atualização estava destinada apenas para dispositivos que executam o HyperOS, novo sistema operacional da empresa, no entanto, o update foi implementado para aparelhos com a MIUI.
A Xiaomi disse que trabalha em uma solução para o bug e que já removeu a atualização de fontes online e orienta aos usuários afetados que entrem em contato com os canais de pós-venda da marca para obter suporte.
Para evitar que os usuários percam seus dados pessoais, a empresa alerta que o autorreparo não seja feito sem ajuda de seus representantes.
SAIBA MAIS!