Atualização do Gmail traz perguntas e respostas com Gemini para o iOS

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Google anunciou a chegada do recurso "Gemini Q&A" ao aplicativo Gmail para iOS, após ter sido lançado inicialmente para Android em agosto. A nova funcionalidade permite que os usuários do sistema operacional da Apple façam perguntas sobre sua caixa de entrada diretamente pelo app, proporcionando uma experiência mais interativa e eficiente.

O que é o Gemini Q&A?

A partir de agora, os usuários de iOS podem usar o Gemini Q&A no Gmail para obter respostas sobre suas mensagens de e-mail, como encontrar mensagens não lidas ou de remetentes específicos. O recurso também permite que os usuários resumam e-mails sobre determinados tópicos e realizem buscas de maneira integrada, sem precisar sair da tela do aplicativo.

Para começar a usar a funcionalidade, basta abrir o Gemini tocando na estrela preta localizada no canto superior direito da tela do aplicativo ou através da opção "resumir este e-mail".

No entanto, por enquanto, o recurso só está disponível em inglês e busca informações exclusivamente dentro da caixa de entrada do Gmail. Segundo o Google, o plano é expandir a funcionalidade para incluir informações armazenadas no Google Drive em futuras atualizações.

Disponibilidade e limitações

Infelizmente, o recurso Gemini Q&A (ainda) não está disponível para todos os usuários. Ele é restrito aos assinantes do Google Workspace que tenham os seguintes complementos: Gemini Business, Enterprise, Education, Education Premium ou Google One AI Premium. Além disso, o Google anunciou que a atualização será liberada gradualmente para usuários de iOS, com previsão de conclusão até o dia 18 de outubro.

A novidade segue a estratégia da empresa de expandir a integração de inteligência artificial em suas ferramentas, como já foi feito com outros serviços da plataforma Workspace.

Expansão futura

Embora ainda limitado, o Google pretende aumentar as capacidades do Gemini Q&A no futuro, permitindo que ele encontre informações de outras plataformas, como o Google Drive. Isso faz parte do esforço contínuo da empresa em tornar suas soluções baseadas em IA mais acessíveis e robustas.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: