Atenção: Ataque hacker paralisa nove ministérios e dois órgãos do governo

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O governo brasileiro sofreu um ataque cibernético que comprometeu os sistemas de nove ministérios e dois órgãos federais, conforme informações divulgadas nessa quarta-feira (24). Servidores foram orientados a alterar senhas do Office e do Gov.br após a detecção do incidente, que deixou várias ferramentas indisponíveis sem previsão de restabelecimento.

ataque hacker brasilia governo
Ataque afetou ministérios (Imagem: freepik)

Ministérios atingidos e medidas de segurança

O incidente foi comunicado aos servidores por meio de e-mail enviado pela Secretaria de Serviços Compartilhados. Os ministérios afetados incluem o da Gestão, da Fazenda, dos Povos Indígenas, do Planejamento e Orçamento, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, da Previdência Social, da Igualdade Racial e das Mulheres, além da Casa da Moeda Brasileira e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Em resposta ao ataque, foi solicitada a troca de senhas para minimizar riscos, especialmente para aqueles que também utilizam o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), que sofreu uma tentativa de invasão em abril deste ano, quando hackers tentaram movimentar R$ 9 milhões do Ministério da Gestão e Inovação.

A invasão comprometeu o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional. Desde a manhã de terça-feira (23), os sistemas caíram e não foram restabelecidos. O SEI é utilizado para emitir ordens de pagamento, despachos administrativos e tramitação de documentos entre os ministérios e órgãos.

Brasilia governo
Governo enfrentando ataques (Imagem: freepik)

Ações da polícia federal

A Polícia Federal foi acionada para investigar a origem e o alcance do ataque. Equipes técnicas e policiais estão em colaboração para implementar medidas de segurança e proteger a integridade dos dados e sistemas. Embora não haja um inquérito formal instaurado, a PF continua monitorando a situação.

Apesar da instabilidade, a Secretaria de Gestão e Inovação afirma que os serviços ofertados ao cidadão via Gov.br não foram afetados. Equipes de TI estão trabalhando para restabelecer os serviços o mais rápido possível e orientar servidores sobre soluções alternativas para evitar paralisações em processos urgentes.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: