A administração Biden está intensificando os esforços para proteger os sistemas de água e águas residuais dos EUA contra ataques cibernéticos.
Em carta enviada aos governadores dos estados, a Casa Branca e a Agência de Proteção Ambiental (EPA) destacaram preocupações com ataques que podem interromper o acesso à água potável em todo o país.
A Casa Branca e a EPA alertaram sobre ameaças contínuas de hackers ligados aos governos iraniano e chinês, destacando a necessidade de reforçar a segurança dos sistemas de água mais críticos.
Uma reunião marcada para hoje (21) discutirá requisitos de salvaguarda, enquanto a EPA está formando uma força-tarefa de segurança cibernética do setor hídrico para identificar vulnerabilidades.
A carta, assinada pelo conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan e pelo administrador da EPA, Michael Regan, ressaltou a importância de medidas de segurança mais robustas e profundas. Os estados foram cobrados a avaliar seus sistemas de água em busca de vulnerabilidades e implementar as recomendações da Agência de Segurança Cibernética e de Infraestruturas (CISA) para melhorar suas proteções.
Referindo-se a ataques anteriores, incluindo aqueles conduzidos pelo governo iraniano e pelo grupo patrocinado pelo Estado chinês Volt Typhoon, a carta destaca a necessidade urgente de aprimorar as defesas cibernéticas.
SAIBA MAIS!