Ataque sofisticado: Novo malware para Android dribla defesas do Google

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Pesquisadores de segurança cibernética informaram sobre um novo "dropper-as-a-service" (DaaS) para Android, chamado SecuriDropper, que consegue contornar as novas restrições de segurança impostas pelo Google.

O malware dropper no Android foi projetado para funcionar como um canal para instalar apps em um dispositivo comprometido, o que o torna um modelo de negócio lucrativo para os cibercriminosos, que podem divulgar os recursos para outros grupos criminosos.

Além disso, isso também permite que os bandidos separem o desenvolvimento e a execução de um ataque da instalação do malware.

"Os droppers e os agentes por trás deles estão em constante evolução, pois se esforçam para superar as medidas de segurança", disse a empresa holandesa de segurança cibernética ThreatFabric em um relatório.

Seu smartphone pode estar vulnerável (Imagem: freepik)

Uma dessas medidas de segurança introduzidas pelo Google com o Android 13 é o que é chamado de "configurações restritas", que impede que aplicativos carregados obtenham permissões de acessibilidade e notificações, que são frequentemente usadas por trojans bancários.

O SecuriDropper tem como objetivo contornar essa barreira sem ser detectado, com o dropper muitas vezes disfarçado como um aplicativo aparentemente inofensivo.

"Ao contrário de seus antecessores, essa família usa uma API Android diferente para instalar a nova carga útil, imitando o processo usado para instalar novos aplicativos", disse a ThreatFabric. Especificamente, isso implica a solicitação de permissões para ler e gravar dados no armazenamento externo, bem como instalar e excluir pacotes.

No segundo estágio, a instalação da carga maliciosa é facilitada ao solicitar que as vítimas cliquem em um botão "Reinstall" (Reinstalar) no aplicativo para resolver um suposto erro de instalação.

Cuidado com apps instalados em seu smartphone (Imagem: freepik)

A ThreatFabric disse que observou trojans bancários para Android, como o SpyNote e o ERMAC, distribuídos pelo SecuriDropper em sites enganosos e plataformas de terceiros, como o Discord.

"Como o Android continua elevando o nível a cada iteração, os criminosos cibernéticos também se adaptam e inovam", disse a empresa. "As plataformas Dropper-as-a-Service (DaaS) surgiram como ferramentas potentes, permitindo que agentes mal-intencionados se infiltrem em dispositivos para distribuir spyware e muitos trojans bancários".

A melhor forma de evitar estas ameaças é evitar instalar apps de terceiros, de sites desconhecidos.

SAIBA MAIS:

  • Apple planeja sensor de pressão arterial e AirPods como aparelhos auditivos
  • Última música dos Beatles foi lançada hoje graças a IA (e sem clonar vozes)
  • ViewSonic revoluciona espaços grandes com projetor laser ultracurto
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: