Astronauta luta para andar na Terra após passar 200 dias no espaço (vídeo)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Em março de 2018, o astronauta da NASA Andrew Feustel embarcou na Expedição 55/56 a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), missão durante a qual completou 3 caminhadas espaciais para conduzir manutenção e atualizações. Depois de 197 dias no espaço, contudo, Feustel retornou à Terra e teve grande dificuldade com uma atividade que supostamente seria simples para um homem adulto: andar.

Mais tarde, o astronauta compartilhou um vídeo capturado por sua esposa, Indira Feustel, de uma de suas sessões de fisioterapia. E o clipe surpreendeu os espectadores e os deixou curiosos sobre o poder que a microgravidade pode ter sobre o corpo humano.

Astronautas podem levar de 3 a 4 anos para se recuperarem

Expostos a um ambiente de microgravidade por muito tempos, astronautas podem enfrentar desafios significativos em seus sistemas cardiovascular, imunológico, vestibular e musculoesquelético. Mas engana-se quem pensa que a dificuldade de Feustel para andar foi causada por inatividade de seu corpo enquanto estava no espaço.

Na verdade, a ISS é equipada com várias máquinas de treino muscular nas quais os astronautas passam 2h por dia, durante a missão, conforme apontou o Science Alert. Ainda assim, quando retornam à Terra, os seus corpos podem levar de 3 a 4 anos para se recuperarem totalmente das consequências do ambiente de microgravidade da ISS.

Conforme reportado pela BBC, apenas 2 semanas no espaço pode ocasionar a perda de até 20% da massa muscular de um astronauta. Missões de 3 a 6 meses pode elevar essa perda para 30%. Além disso, as suas colunas vertebrais se alongam ligeiramente, o que pode mudar os movimentos do corpo.

No vídeo que compartilhou em sua conta na rede social X, Feustel revelou que o seu retorno à Terra não foi nada tranquilo. Na publicação, o astronauta escreveu:

"Bem-vindo ao lar #SoyuzMS09! Em 5 de outubro, era assim que eu estava andando de calcanhar a ponta dos pés, de olhos fechados, após 197 dias na @Space_Station durante o experimento de teste de campo... Espero que a tripulação recém-retornada se sinta muito melhor."

Andrew feustel NASA
Imagem: captura de tela / YouTube canal QueensUCanada / disponibilizado na página oficial de Andrew Feustel

Feustel compartilhou também vários vídeos de suas experiências no espaço na sua página oficial.

A NASA e outras agências espaciais seguem trabalhando para proporcionar cada vez mais preparações pré-viagens espaciais, terapias de recuperação pós-viagens e métodos de diminuir as consequências do ambiente de microgravidade no corpo dos astronautas.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga e acompanhe o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: