A Google Play Store implementou uma novidade que promete mais segurança para os usuários: agora, os aplicativos fornecidos por entidades governamentais receberão um selo especial de identificação. O Brasil está entre os primeiros países a receber essa atualização, que visa proteger os usuários de fraudes e aplicativos falsos.
Apps como Carteira de Trabalho Digital, Cadastro Único e Meu INSS já possuem esse selo no Brasil. Além disso, aplicativos de diferentes níveis de administração, não apenas do governo federal, também serão identificados. O Poupatempo, por exemplo, órgão do governo estadual de São Paulo, já conta com essa identificação.
O selo "Governo" será exibido em destaque na página do aplicativo, ao lado da nota de avaliação e acima do botão de instalação. Ao tocar na imagem, os usuários verão um pop-up com a mensagem "Governo oficial: O Google Play verificou que este app é afiliado a uma entidade governamental".
Essa identificação também aparecerá em resultados de busca e listas de aplicativos mais baixados.
A iniciativa visa evitar fraudes e proteger os usuários de aplicativos falsos que se passam por serviços governamentais. Recentemente, a Receita Federal emitiu um alerta sobre aplicativos maliciosos que fingiam ser a ferramenta oficial de declaração do Imposto de Renda, o que pode resultar no roubo de dados dos contribuintes.
Além do Brasil, essa novidade foi lançada em diversos outros países, incluindo Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Indonésia, Japão, México e Reino Unido. Mais de 2 mil aplicativos já foram identificados com o selo de governo.
SAIBA MAIS!