Apple Watch salva a vida de cardiologista grávida e seu bebê

 William Schendes
William Schendes

Uma cardiologista da Califórnia e seu bebê tiveram suas vidas salvas graças ao Apple Watch, que identificou um grave problema cardíaco durante a gravidez.

Rachel Manalo, especialista em cardiologia pediátrica, estava na 18ª semana de gestação quando começou a notar alterações preocupantes em sua frequência cardíaca. O relógio alertou para batimentos anormalmente acelerados e, utilizando o recurso de eletrocardiograma (ECG), Manalo constatou que havia algo errado.

Após perceber sintomas como falta de ar e tontura, ela decidiu seguir o alerta do dispositivo e procurar atendimento médico. Exames posteriores revelaram que sua frequência cardíaca estava em 150 bpm, um quadro crítico de taquicardia ventricular, exigindo uma cesárea de emergência para salvar sua vida e a do bebê.

"Esse tipo de problema cardíaco, se não for cuidado, pode levar a um ataque cardíaco, e então você acrescenta que ela estava grávida. Eu disse 'então quando você começou a notar essa frequência cardíaca irregular, sabe, quando você teve sintomas?' e ela disse, 'sabe, meu Apple Watch me disse."

- Dra. Tina Nguyen, médica de Manalo.

Esse incidente evidencia o potencial das tecnologias vestíveis no monitoramento da saúde. Dispositivos como o Apple Watch, com suas funções avançadas de monitoramento cardíaco, têm ajudado na detecção precoce de condições graves. Embora os médicos valorizem os dados gerados por essas ferramentas, recomendam que os usuários sempre busquem orientação médica ao notarem sinais incomuns.

Desde a introdução do recurso de ECG no Apple Watch Series 4, lançado em 2018, o relógio se mostrou um aliado importante na prevenção e cuidado com a saúde cardiovascular. No mês passado também relatamos sobre o caso de um norte-americano que foi salvo de uma arritmia cardíaca graças ao smartwatch da Apple.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga e acompanhe o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

Com informações de Apple Insider e WCCFTech.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: