Apple Watch pode prever uma gripe? Vários usuários dizem que sim

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Comprando pelos nossos links, podemos receber comissão. Saiba mais.

Já há inúmeros relatos sobre momentos em que um Apple Watch salvou a vida de seus usuários, com recursos de saúde como monitoramento de batimentos cardíacos e oxigênio do sangue, ou mesmo alerta de quedas e acidentes. Mas parece que o smartwatch da Apple também pode ajudar a prever condições de saúde menos graves, como gripes.

Um usuário do dispositivo compartilhou na plataforma Reddit que o aplicativo Vitals do seu Apple Watch o alertou sobre alguns dados incomuns poucos dias antes de ele adoecer. Agora, a publicação já conta com vários comentários de outros usuários partilhando relatos semelhantes.

Apple Watch pode "prever" doenças?

Apple Watch Series 10 vitals
Imagem: Divulgação / Apple

Embora seja o integrante mais recente na linha Apple Watch, o Apple Watch Series 10 já é considerado um dos melhores smartwatches para monitoramento de saúde. E parece que ele acaba de provar isso mais uma vez.

Conforme reportou a página Android Authority, o usuário do Reddit dalethomas81 notou algo intrigante nos dados do seu aplicativo Vitals, uma das adições genuinamente úteis que a Apple fez com o lançamento do watchOS 11. Segundo o usuário, durante 3 noites seguidas, o app apontou temperatura do pulso mais alta do que o normal durante a noite. Logo após esse período, o dono do dispositivo adoeceu.

Após essa publicação chegar à rede, vários outros usuários comentaram ter passado por situações similares, com o aplicativo Vitals apontando mudanças corporais que indicavam com antecedência que algo estava errado, antes mesmo que as pessoas pudessem sentir doenças como gripes ou viroses chegando.

O Redditor devgeniu, contudo, mostrou que as interpretações podem variar ou que ele, pelo menos, teve uma experiência diferente. O usuário afirmou que seu Apple Watch identificou sinais de resfriado, mas, curiosamente, não fez isso com antecedência, o que foi associado a uma diferença na tolerância à dor.

Isso sugere que alguns usuários podem não perceber os sintomas de imediato, com o relógio registrando anomalias apenas quando a doença já está mais presente. Ainda assim, para alguns usuários, os dados do Vitals estão servindo como avisos para planejar melhor um tempo de descanso ou mesmo e a providenciar ajuda adequada.

Funcionamento do aplicativo Vitals no Apple Watch

Apple Watch Series 10
Imagem: Divulgação / Apple

O aplicativo Vitals, acessível diretamente na tela inicial do Apple Watch ou pelo aplicativo Health no iPhone, é uma ferramenta poderosa para monitorar a saúde. Ele estabelece uma faixa de valores típicos para várias métricas, como frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura do pulso, oxigênio no sangue e duração do sono.

Essas métricas são registradas durante a noite, ao longo de mais de uma semana. Se houver desvios significativos em mais de uma métrica, o usuário recebe uma notificação, juntamente com possíveis explicações, como medicamentos, mudanças de altitude ou doenças. Se seus sinais vitais estiverem dentro da faixa considerada normal, não haverá notificações, indicando que a saúde está em equilíbrio.

Embora a Apple deixe claro que as métricas fornecidas pelo Vitals não são destinadas ao uso médico, os benefícios práticos do recurso são evidentes. Claro, o recurso não deve ser usado como substituto de um diagnóstico médico profissional, mas pode servir como um sistema de alerta precoce útil, orientando o usuário na fase inicial de uma possível doença.

Apple Watch Series 10

Apple Watch Series 10

GPS
Caixa prateada de alumínio – 42 mm
Pulseira loop esportiva nuvem azul
Insights avançados de saúde
Parceiro de treinos poderoso

Mega Oferta Amazon Prime: Um festival de descontos nos dias 8 e 9 de outubro para você! Aproveite para economizar, veja nosso guia de ofertas!

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: