Apple surpreende, muda de lado e apoia reparos independentes nos EUA

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Apple chocou o mercado recentemente ao anunciar seu apoio às novas leis pró-autorreparo nos Estados Unidos, uma reviravolta surpreendente na postura da marca.

O comunicado, feito pela Casa Branca, revelou a expansão dos serviços de reparo em casa, disponibilizando partes avulsas e manuais para consumidores e assistências técnicas. Este movimento promete mudar a dinâmica de reparos de dispositivos eletrônicos.

A intenção da Apple em estabelecer essa nova legislação representa um marco significativo, conforme declarado no evento recente sobre autorreparo de dispositivos eletrônicos. A marca busca transformar essa lei, uma proposta que promete ser válida em todo o território americano.

Esta postura causa surpresa, uma vez que anteriormente a Apple endossou uma legislação semelhante apenas na Califórnia, que demandava o fornecimento de peças originais pela empresa. A companhia insistiu que os componentes de outras fontes deveriam ser identificados nos centros de reparo não oficiais.

Agora será mais fácil arrumar seus produtos da Apple em casa (Imagem: freepik)

Brian Naumann, vice-presidente de serviços da Apple, ressaltou a importância de uma lei uniforme nos EUA, buscando equilibrar a reparabilidade com aspectos vitais como a integridade dos produtos, segurança de dados e usabilidade de segurança física.

Desde 2022, a Apple já oferece um programa de reparos realizados em casa, disponibilizando mais de 200 peças de forma independente para consumidores que precisem reparar seus dispositivos. Este pacote inclui as ferramentas necessárias e manuais detalhados.

A marca já havia seguido esse caminho em 2019 ao disponibilizar peças para centros técnicos não oficiais, rompendo com a necessidade de realizar reparos exclusivamente nas lojas Apple. Essa mudança tem sido especialmente benéfica para dispositivos fora do prazo de garantia.

Apesar do custo dos reparos em casa ser geralmente mais elevados do que os realizados em centros autorizados, a liberação dos reparos independentes traz uma opção interessante para quem valoriza o controle e a autonomia sobre a durabilidade de seus dispositivos. Esta mudança promete uma nova era no cenário de reparos tecnológicos.

SAIBA MAIS!

  • Elon Musk quer X com funções de site de namoro e banco digital até 2024
  • Polêmica no YouTube! Plataforma impede o uso de adblocks e revolta usuários
  • ChatGPT cria e-mail com golpe assustadoramente convincente em minutos
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: