Apple negocia com OpenAI para implementar sua IA no iOS 18

 William Schendes
William Schendes

Após a divulgação de que a Apple estava negociando com o Google para implementar o Gemini no iOS 18, novas informações revelam que a fabricante também está conversando com a OpenAI para implementar seu modelo de inteligência artificial (IA) nos iPhones ainda este ano.

Em março, Mark Gurman — jornalista da Bloomberg conhecido por adiantar informações da Apple — disse que a empresa estava em conversando com a gigante das buscas para implementar o Gemini nos iPhones. Na época, o informante disse que a Apple teria considerado utilizar a tecnologia da OpenAI, porém as negociações não foram para a frente.

Anteriormente, a Bloomberg relatou que a fabricante de iPhones também conversou com a startup de IA Anthropic.

Agora, fontes próximas do assunto disseram à Gurman que a Apple voltou a conversar com a desenvolvedora do ChatGPT para colocar seu modelo de IA no iOS 18.

Isso significa que ainda não há uma definição de qual modelo será utilizado pela Apple na próxima versão de seu sistema operacional e não há garantia de que um acordo será fechado.

Apple pode usar IA da OpenAI no iOS 18
(Imagem: Omid Armin/ Unsplash)

De acordo com as informações que temos até o momento, o iOS 18 incluirá diversos novos recursos de IA baseados em um modelo de linguagem da própria Apple. No entanto, a empresa também busca por parceiros para melhorar um recurso de chatbot.

Uma das principais implementações esperadas para o iOS 18 será a otimização da assistente Siri para torná-la mais inteligente.

Espera-se que os novos recursos de IA da Apple sejam executados localmente nos iPhones, sem depender de servidores em nuvem, como acontece com o ChatGPT, por exemplo.

Mais informações sobre as inovações de IA da Apple devem ser apresentadas durante a Worldwide Developers Conference (WWDC), marcada para 10 de junho.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: