Conforme prometido, a Apple lançou nesta segunda-feira (28) o iOS 18.1. A primeira atualização do iOS 18 já era aguardada por muitos por trazer os primeiros recursos da Apple Intelligence, a inteligência artificial (IA) da Apple, desde que ela foi anunciada junto à linha iPhone 16 em setembro.
Além de algumas outras novidades e recursos de personalização anunciados pela marca, o iOS 18.1 traz a primeira leva de ferramentas da Apple Intelligence para aqueles dispositivos que forem compatíveis com a tecnologia.
Que recursos da Apple Intelligence já chegaram com o iOS 18.1
Muito aguardada por todos os usuários de iPhone 15 e 16, a Apple Intelligence traz uma integração mais avançada com a assistente virtual Siri, oferecendo respostas mais naturais e precisas. Mas tem mais. Entre as novas ferramentas, estão:
- Composição de texto: permite que o usuário escolha diferentes versões de texto para responder e-mails
- Proofread: a IA vai verificar a gramática, a escolha de palavras e a estrutura das frases, podendo sugerir edições
- Summarize: como outras ferramentas de IA, este recurso pode resumir texto e até organizar as informações em tópicos
- CleanUp Tool: uma das ferramentas de edição de imagens, remove objetos indesejados de fotos
- Transcrição e resumo de ligações: os apps Notas e Telefone agora podem transcrever e resumir ligações e outros arquivos de áudio dos iPhones
Os recursos da Apple Intelligence serão liberados gradualmente para iPhones com chips A17 Pro ou superior. Além de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido, outros países devem receber suporte ao inglês em dezembro, com uma possível expansão para o português em 2025.
Que outras novidades o iOS 18.1 traz
Apesar de apenas as linhas 15 e 16 dos iPhones receberem a Apple Intelligence neste momento, o iOS 18.1 traz outras novidades para todos os iPhones que ainda estiverem recebendo atualizações do sistema operativo.
Um dos novos recursos mais importantes é a gravação de chamadas telefônicas, habilitada diretamente na interface do sistema. A partir da atualização, um ícone de gravação que aparecerá no canto superior esquerdo da tela ao realizar uma ligação. Para iniciar a gravação, basta ativar a ferramenta no link. O sistema emitirá um aviso sobre a gravação para os envolvidos na chamada.
Melhorias na interface e ajustes na personalização da Central de Controle são algumas das outras novidades. O usuário poderá mover individualmente botões de Wi-Fi, Bluetooth e Modo Avião, o que abre espaço para novas formas de personalizar a Central de Controle.
Os ícones dos aplicativos também poderão ser personalizados com novos estilos e cores. E os widgets de relógio, bateria e calendário, por sua vez, acompanharão automaticamente as alterações feitas e o estilo escolhido para os apps.
Como instalar o iOS 18.1 e disponibilidade
Para atualizar o seu iPhone para o iOS 18.1, basta seguir o caminho Ajustes > Geral > Atualização de Software. A partir daí, o sistema verificará automaticamente se há atualizações disponíveis.
Após instalar a atualização iOS 18.1, os usuários entram em uma lista de espera para ter acesso aos recursos da Apple Intelligence, mas a Apple garante que o tempo de espera da lista não é longo, dependendo da demanda.
A Apple tem previsão de lançar o iOS 18.2 em dezembro, com outros recursos da Apple Intelligence, como o Genmoji, que usa IA para combinar emojis; e o app Image Playground, que trará ainda mais recursos de edição de imagens com ferramentas de IA generativa.
Em janeiro de 2025, o iOS 18.3 deve ser lançado com mais aprimoramentos e correções de bugs, preparando os dispositivos para a chegada completa da Apple Intelligence. Ainda no 1º trimestre do ano que vem, o iOS 18.4 trará a integração completa da IA com a Siri.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!