Apple lança IA focada em edição de imagens

 William Schendes
William Schendes

A Apple lançou um novo modelo de inteligência artificial para edição de imagens a partir de descrições do texto. A ferramenta foi criada em parceria entre pesquisadores da big tech e Universidade da Califórnia.

Com alguns comandos de texto, a ferramenta chamada de MGIE (MLLM-Guided Image Editing) pode realizar ajustes na imagem como corte, redimensionamento, inversão, adicionar filtros artísticos, alterar planos de fundo, adicionar ou remover objetos e mais. Basicamente, a IA da Apple é capaz de fazer alterações comuns usadas em softwares de edição como Photoshop.

O MGIE é um Modelo Multimodal de Linguagem, um sistema de IA capaz de processar imagens e textos para situações mais complexas, interpretando a solicitação de texto e analisando os elementos da foto.

Apple lança IA para edição de imagens
(Imagem: Marcin Nowak/ Unsplash)

O estudo demonstra algumas soluções de edição da ferramenta. Na imagem abaixo, por exemplo, o MGIE realiza edições removendo e adicionando objetos, altera o brilho de imagens e inclui uma ilustração diferente no ponto desejado. Essas demonstrações mostram que a ferramenta é capaz de interpretar os objetos que estão na imagem.

Na primeira imagem a solicitação foi “torne isso mais saudável”, então o software incluiu alguns vegetais na pizza que tinha apenas rodelas de calabresa.

IA de edição de imagens Apple
(Imagem: Divulgação/ Apple)

A Apple ainda não informou se tem a intenção de usar a ferramenta em dispositivos móveis ou Macs. Por enquanto, o MGIE foi disponibilizado para download no GitHub, plataforma de hospedagem de códigos e sistemas, mas há uma demonstração na web através do Hugging Face Spaces.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: