A Apple lançou um novo modelo de inteligência artificial para edição de imagens a partir de descrições do texto. A ferramenta foi criada em parceria entre pesquisadores da big tech e Universidade da Califórnia.
Com alguns comandos de texto, a ferramenta chamada de MGIE (MLLM-Guided Image Editing) pode realizar ajustes na imagem como corte, redimensionamento, inversão, adicionar filtros artísticos, alterar planos de fundo, adicionar ou remover objetos e mais. Basicamente, a IA da Apple é capaz de fazer alterações comuns usadas em softwares de edição como Photoshop.
O MGIE é um Modelo Multimodal de Linguagem, um sistema de IA capaz de processar imagens e textos para situações mais complexas, interpretando a solicitação de texto e analisando os elementos da foto.
O estudo demonstra algumas soluções de edição da ferramenta. Na imagem abaixo, por exemplo, o MGIE realiza edições removendo e adicionando objetos, altera o brilho de imagens e inclui uma ilustração diferente no ponto desejado. Essas demonstrações mostram que a ferramenta é capaz de interpretar os objetos que estão na imagem.
Na primeira imagem a solicitação foi “torne isso mais saudável”, então o software incluiu alguns vegetais na pizza que tinha apenas rodelas de calabresa.
A Apple ainda não informou se tem a intenção de usar a ferramenta em dispositivos móveis ou Macs. Por enquanto, o MGIE foi disponibilizado para download no GitHub, plataforma de hospedagem de códigos e sistemas, mas há uma demonstração na web através do Hugging Face Spaces.
SAIBA MAIS!
- Instagram, Facebook e Threads classificarão imagens feitas por IA
- App de relacionamento Bumble lança IA para combater perfis falsos
- Amazon anuncia “Rufus”, um chatbot de IA para compras