A Apple lançou atualizações críticas para seus sistemas operacionais, incluindo iOS 18.4.1, macOS Sequoia 15.4.1, iPadOS 18.4.1, tvOS 18.4.1 e visionOS 2.4.1, com o objetivo de corrigir vulnerabilidades de segurança que são muito exploradas. Essas atualizações abordam falhas que poderiam permitir a execução de código malicioso em dispositivos afetados.
Duas vulnerabilidades foram identificadas e corrigidas:
-
CVE-2025-31200 (CoreAudio): Um problema de corrupção de memória no processamento de fluxos de áudio que poderia permitir a execução arbitrária de código através de arquivos de mídia maliciosos. A Apple solucionou essa falha aprimorando a verificação de limites.
-
CVE-2025-31201 (RPAC): Uma falha que permitia a atacantes com acesso de leitura/gravação arbitrário contornar a Autenticação de Ponteiros (Pointer Authentication). A Apple resolveu o problema removendo completamente o código vulnerável.
Essas falhas afetam muitos dispositivos, incluindo iPhones (a partir do modelo XS), iPads (7ª geração e posteriores), Macs com macOS Sequoia, Apple TVs e o Apple Vision Pro. A Apple reconheceu que essas vulnerabilidades podem ter sido exploradas em ataques altamente direcionados.
Além das correções de segurança, o iOS 18.4.1 também traz novidades:
-
Notificações Prioritárias: Com o suporte do Apple Intelligence, destacam alertas importantes que requerem atenção imediata, aparecendo no topo da pilha de notificações na tela inicial.
-
Suporte a Novos Idiomas: O Apple Intelligence agora está disponível em idiomas adicionais, incluindo português do Brasil, francês, alemão, italiano, espanhol, japonês, coreano e chinês simplificado, além de variantes regionais do inglês para Singapura e Índia.

O macOS Sequoia 15.4.1 também trouxe melhorias significativas:
-
Apple Intelligence: Disponível em Macs com chip M1 ou posterior, permite criar filmes de Memórias no aplicativo Fotos com base em descrições fornecidas pelo usuário e oferece uma nova opção de estilo de esboço no Image Playground.
-
Mail: Introduz a categorização de e-mails, ajudando a organizar mensagens por prioridade.
-
Fotos: Adiciona um filtro para mostrar ou ocultar itens não organizados na visualização da biblioteca e melhorias na ordenação e reordenação em Tipos de Mídia e Utilitários.
A Apple recomenda que todos os usuários atualizem seus dispositivos imediatamente para garantir a proteção contra possíveis ameaças. As atualizações estão disponíveis nas configurações ou preferências do sistema, dependendo do dispositivo.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!