A Apple apresentou o Apple Intelligence, um sistema de "inteligência pessoal" integrado ao iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia. Dessa forma, os usuários poderão aproveitar o conjunto de inteligência artificial para tarefas envolvendo redação, geração de imagens, organização de mensagens e mais.
Um dos principais destaques do Apple Intelligence será a otimização da Siri, que conseguirá realizar ações em aplicativos, alterar configurações e verificar informações. Além disso, a assistente ganhou suporte ao ChatGPT. Saiba mais na matéria completa do TechShake.
A seguir, você confere os principais recursos de IA que chegarão com o Apple Intelligence.
IA Generativa para redação
Com a ferramenta de escrita, disponível para iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia, os usuários poderão utilizar a IA para reescrita, revisão e resumo de textos em diversos aplicativos, como Mail, Notes e Pages.
- O recurso Rewrite permite escolher entre diferentes versões de um texto, ajustando o tom conforme necessário.
- A Revisão verifica gramática, escolha de palavras e estrutura das frases.
- O recurso Summarize permite resumir textos em parágrafos, pontos-chave, tabelas ou listas.
- Também foi apresentado o recurso Smart Reply, que fornece sugestões de resposta para mensagens e identifica perguntas em e-mails, para que o usuário não deixe de respondê-las.
Geração de Imagens
Com o recurso Image Playground, a Apple permitirá gerar animações, ilustrações e esboços a partir de IA. Essa ferramenta do Apple Intelligence permite escolher conceitos, estilos, temas, locais e até incluir pessoas nas imagens geradas. A funcionalidade poderá ser integrada a outros aplicativos, como o Mensagens, podendo sugerir criações baseadas em suas conversas.
Geração de emojis
Além da geração de imagens, a IA do Apple Intelligence poderá gerar emojis. A ferramenta permite digitar uma descrição na aba de pesquisa de emojis no teclado. É possível criá-los a partir de imagens do dispositivo. Após a geração, será possível compartilhar os Genmojis da mesma forma que os emojis normais.
Safari
A partir do iOS 18, os usuários poderão fazer resumos de páginas web no navegador Safari, semelhante ao recurso Gemini do Google. Além disso, será possível criar novos grupos de guias ou abrir uma nova guia privada usando comandos de voz.
O aplicativo Mail foi totalmente reformulado e agora pode classificar e-mails automaticamente utilizando machine learning. Com a ajuda da Siri, os usuários poderão realizar tarefas por meio de comandos de voz, como redigir, enviar, agendar e-mails, marcar e-mails como spam, definir lembretes para ler e-mails mais tarde, resumir e-mails e criar "respostas inteligentes".
Apple promete que sua IA garantirá a privacidade dos usuários
De acordo com a gigante de Cupertino, os modelos de IA do Apple Intelligence são processados diretamente no dispositivo dos usuários e utilizam a tecnologia Private Cloud Compute para manter os dados protegidos. “Com Private Cloud Compute estabelecemos um novo padrão de privacidade em IA, desbloqueando inteligência em que os usuários podem confiar”, explica a Apple.
O Apple Intelligence estará disponível para quais dispositivos?
É importante notar que as novas funcionalidades necessitam de hardware avançado, dessa forma, as novidades anunciadas estarão acessíveis apenas a partir do iPhone 15 Pro. No caso dos iPads e Macs, será necessário que possuam pelo menos um chip M1. Portanto, os dispositivos da Apple que atualmente podem usufruir das vantagens do Apple Intelligence são:
- iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max
- iMac M1 ou mais recente
- Mac mini M1 ou mais recente
- MacBook Air M1 ou mais recente
- MacBook Pro M1 ou mais recente
- Mac Studio M1 Max ou mais recente
- Mac Pro M2 Ultra ou mais recente
- iPad Air M1 ou mais recente
- iPad Pro M1 ou mais recente
FIQUE POR DENTRO!