Apple explica por que recursos de IA não chegarão para todos os iPhones

 William Schendes
William Schendes

Na última WWDC, a Apple apresentou diversos recursos de inteligência artificial (IA) do Apple Intelligence. No entanto, nem todos os dispositivos receberão essas novas funcionalidades. Para os iPhones, os recursos serão disponibilizados a partir do iPhone 15 Pro, enquanto os iPads e Macs precisarão ter, no mínimo, um chip M1.

O hardware é a principal razão para que esses recursos não sejam lançados para todos os dispositivos da empresa aptos a receber o iOS 18. Recentemente, o chefe de aprendizado de máquina e IA da Apple, John Giannandrea, especificou o motivo dos novos recursos necessitarem de componentes robustos.

“Quando esses modelos [de IA] são executados em tempo de execução, chamado inferência, a inferência de modelos de linguagem de grande dimensão é incrivelmente dispendiosa do ponto de vista computacional. Por isso, é uma combinação da largura de banda do dispositivo, do tamanho do Apple Neural Engine e da potência do dispositivo que permite a execução desses modelos com rapidez suficiente para serem úteis. Em teoria, seria possível executar esses modelos em dispositivos mais antigos, mas a execução seria tão lenta que se tornaria inviável.”

- John Giannandrea, em entrevista ao programa The Talk Show.

A largura de banda é a medida da capacidade de transmissão de dados de dispositivos, enquanto a Apple Neural Engine é a NPU da empresa, um tipo de processador que acelera tarefas de IA.

https://www.techshake.com/ia/
(Imagem: Reprodução/ YouTube - Apple)

Conheça os recursos de IA do Apple Intelligence

O Apple Intelligence é descrito pela empresa como um sistema de "inteligência pessoal" integrado ao iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia. Esse pacote de IA da Apple traz diversas funcionalidades envolvendo redação, geração de imagens, organização de mensagens e otimização da Siri.

O TechShake listou os principais recursos do Apple Intelligence; confira na matéria completa.

Com informações de WCCFTech.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: