Apple está pronta para novos grandes investimentos em IA generativa, diz Tim Cook

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

De acordo com o CEO da Apple, Tim Cook, a empresa tem planos para ampliar sua pesquisa em Inteligência Artificial generativa. Em entrevista à BBC News, durante o lançamento do iPhone 15 na Europa, Cook revelou o interesse em contratar profissionais de IA no Reino Unido.

Embora os grandes investimentos em IA seja uma tendência de mercado atual, os planos da Apple de fazer novas contratações surpreende por acontecer em um momento em que grandes empresas de tecnologia, como a Epic Games, está reduzindo sua força de trabalho.

Contratações podem aumentar os investimentos da Apple em IA generativa

Apple planeja aumentar investimentos e contratações voltadas para IA (Imagem: Shutterstock / Deemerwha studio)

Atualmente, a Apple já utiliza a tecnologia IA nas câmeras de seus dispositivos, na assistente pessoal Siri, em detector de quedas e acidentes do Apple Watch e em outros produtos e serviços. "Também estamos pesquisando IA generativa, então temos muita coisa acontecendo”, afirmou Tim Cook em entrevista à BBC News.

Quando questionado sobre as possíveis contratações no Reino Unido, o CEO citou o aumento nos investimentos relacionados a IA generativa. “Estamos contratando nessa área, sim, e por isso espero que [o investimento] aumente”, destacou.

As pesquisas em torno de IA generativa, porém, não são uma novidade dentro da Apple. Embora ainda não tenha lançado um chatbot para concorrer com os populares ChatGPT e Bard e o promissor Meta AI, a empresa já declarou trabalhar com a tecnologia há anos.

Há cerca de um mês, Tim Cook declarou à Reuters que a Apple realiza pesquisas com uma ampla gama de tecnologias IA há bastante tempo, incluindo IA generativa. "Continuaremos investindo e inovando e avançando de forma responsável em nossos produtos com essas tecnologias para ajudar a enriquecer a vida das pessoas”, disse Cook na ocasião.

Site da Apple tem vagas de empregos para profissionais de IA (Imagem: Reprodução / Apple)

Embora venha usando outros termos para se referir a IA, como "aprendizado de máquina" e "motores neurais", em julho um rumor publicado na Bloomberg sugeria que a empresa já estava testando seu próprio chatbot.

Além disso, a empresa afirmou recentemente que alguns de seus produtos, como os aplicativos Mapas e Fotos, já utilizam modelo de linguagem generativa de IA.

A Apple também já conta com uma página dedicada a "Aprendizado de máquina e IA" na seção Carreiras na Apple de seu site oficial.

FIQUE POR DENTRO!

  • Brasil passa a liderar ranking de inovação na América Latina
  • Meta anuncia IA que pode ser usada no WhatsApp, no Facebook e no Instagram
  • IA pode criar até 50 milhões de empregos até 2030 e exigir novas competências, aponta estudo
  • X é rede com mais desinformação da União Europeia e Musk recebe alerta
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: