A Apple anunciou que, a partir de 18 de dezembro de 2024, dispositivos com iOS 8 ou versões anteriores perderão o suporte para backups no iCloud. A medida inclui a exclusão de backups existentes para esses sistemas, a menos que os usuários atualizem seus dispositivos para o iOS 9 ou versões mais recentes.
Essa decisão está alinhada às exigências mínimas de software da empresa. A recomendação é que os usuários atualizem seus dispositivos para manter os dados salvos no iCloud. Caso a atualização não seja possível, a alternativa sugerida é realizar backups locais em computadores, tanto em Macs quanto em PCs com Windows.
Como realizar backups locais
Em dispositivos macOS Catalina ou mais recentes, o processo é realizado pelo Finder, substituto do iTunes para gerenciamento de dispositivos. Já em versões anteriores do macOS ou no Windows, o iTunes ainda é a ferramenta principal. Ambos permitem a criação de backups locais e a criptografia desses dados para maior segurança, incluindo informações sensíveis como dados de saúde e senhas armazenadas.
Impacto para usuários de iPhones mais antigos
O fim do suporte reflete a rápida evolução e a necessidade de otimização de serviços. Lançado em 2014, o iOS 8 estreou junto ao iPhone 6, modelo que marcou uma transição importante para a Apple, com telas maiores, design redesenhado e o processador A8. Embora tenha sido um marco de vendas, o iPhone 6 e sistemas antigos enfrentam hoje muitas limitações de compatibilidade.
A mudança atinge principalmente usuários que mantêm dispositivos mais antigos, ressaltando a importância de atualizar para modelos mais recentes ou alternativas de backup para evitar perda de dados. Além disso, a exclusão de backups antigos reforça o compromisso da Apple em concentrar recursos em versões mais modernas de seus sistemas.
Promoção de upgrades
Com o iOS 17 e novas funcionalidades em dispositivos mais recentes, a Apple busca incentivar a transição de usuários para modelos atualizados. Aqueles que ainda utilizam o iOS 8 ou inferior têm até a data limite para garantir a proteção de seus dados, seja atualizando o sistema operacional ou utilizando métodos de backup locais.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!