A Apple foi multada em 150 milhões de euros (cerca de R$ 928 milhões) pela Autoridade de Concorrência da França por conta da estrutura do App Tracking Transparency, que vem sendo criticada por restringir empresas terceiras de exibirem publicidade personalizada aos usuários.
A iniciativa App Tracking Transparency foi lançada em 2021 para o iOS 14.5 e forçou desenvolvedores a exibirem pop-ups pedindo a permissão dos usuários para rastrear dados em aplicativos ou sites.
Caso os usuários recusem a permissão, o aplicativo terceiro não terá acesso aos dados do Identificador para Anunciante (IDFA), responsável por atribuir as interações e ações dos usuários em campanhas publicitárias. Esse identificador é importante para que as equipes de marketing possam avaliar e otimizar suas estratégias de publicidade personalizada.

A implementação da ATT foi criticada por diversas empresas (especialmente de mídia), que consideram que a iniciativa prejudica os anunciantes por fornecer menos dados de usuários para exibição de anúncios personalizados.
De acordo com a Autoridade de Concorrência da França, a implementação deste recurso prejudicou especialmente empresas de mídia e publicidade menores, que têm uma grande dependência da coleta de dados de terceiros para financiar seus negócios, conforme reportou a Reuters.
A investigação sobre o impacto da App Tracking Transparency foi iniciada ainda em 2021, com reclamações de diversas associações comerciais de publicidade da França, como a Alliance Digitale e o Internet Advertising Syndicate.
Apesar da multa de 150 milhões de euros, o órgão regulador da França não exige que a Apple faça mudanças no seu sistema ATT. As autoridades multaram a Apple por entenderem que a iniciativa prejudicou empresas menores desde sua implementação.
“Embora a introdução do ATT [App Tracking Transparency] tenha impactado todos os publicadores de aplicativos, a estrutura tem sido particularmente prejudicial para publicadores menores que não desfrutam de possibilidades alternativas de segmentação, em particular na ausência de dados proprietários suficientes.”
- Autoridade de Concorrência da França.
No entanto, além da multa, a fabricante de iPhones será obrigada a exibir um resumo da decisão judicial em seu site por sete dias.
Em comunicado, a Apple reforçou seu compromisso em garantir a privacidade dos usuários:
“O App Tracking Transparency dá aos usuários mais controle sobre sua privacidade por meio de um prompt obrigatório, claro e fácil de entender sobre uma coisa: rastreamento. Esse prompt é consistente para todos os desenvolvedores, incluindo a Apple, e recebemos forte suporte para esse recurso de consumidores, defensores da privacidade e autoridades de proteção de dados em todo o mundo.”
- Apple.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Reuters, The Verge e MacRumors.
VEJA TAMBÉM!