Apple desiste de projeto de carro elétrico autônomo, segundo fontes

 William Schendes
William Schendes

A Apple desistiu de seu projeto de carro elétrico (EV) autônomo desenvolvido há pelo menos uma década. Na última segunda-feira (26), a empresa divulgou internamente o encerramento do projeto para os 1.400 funcionários que trabalhavam no automóvel.

As informações vêm da Bloomberg, que conversou com fontes próximas do assunto. A desistência foi anunciada pelo diretor de operações, Jeff Williams e vice-presidente de tecnologia da Apple, Kevin Lynch.

Com o encerramento do projeto, os funcionários da equipe automotiva, conhecida como “Grupo de Projetos Especiais”, serão transferidos para a divisão de inteligência artificial, para se concentrar em produtos de IA generativa da empresa. No entanto, a decisão também levará a demissões na empresa, mas não há um número definido.

Carro elétrico Apple
(Imagem criada com IA/ Copilot - Dall-E)

Nos últimos anos, o veículo teve diversas previsões de lançamento, sendo que a última indicava para uma estreia até 2028. A Apple esperava que o carro custaria cerca de US$100 mil.

De acordo com a publicação, não houve uma justificativa exata para o cancelamento do EV, mas o conselho da empresa estaria preocupado em continuar gastando centenas de milhões de dólares num projeto que talvez nunca chegasse ao mercado.

Conhecido como “Project Titan”, o projeto de carro elétrico chegou a ter cerca de 5.000 funcionários envolvidos em meados de 2014, como relatou o TechCrunch.

A intenção da Apple era concorrer diretamente com a Tesla no segmento de elétricos e com a Waymo em carros totalmente autônomos. A empresa se dedicou no desenvolvimento de um centro de comando remoto, capaz de substituir motoristas.

A equipe responsável pelo projeto contava com ex-funcionários de diversas empresas da indústria automobilística, incluindo a Aston Martin, Lamborghini, BMW e Porsche.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: