Apple apresenta modelo de IA superior ao GPT-4 da OpenAI

 William Schendes
William Schendes

A Apple apresentou um novo modelo de inteligência artificial chamado de ReALM (Reference Resolution As Language Modeling), desenvolvido para alimentar a assistente de voz Siri no futuro.

Como reportou o Venture Beat, os pesquisadores da Apple publicaram um artigo explicando que o ReALM utiliza modelos de linguagem amplos (LLMs, na sigla em inglês) para resolver tarefas complexas como compreensão de referências e elementos visuais.

Siri iPhone novo modelo de IA
(Imagem: Miguel Tomás/ Unsplash)

A publicação explica que o processo de compreensão de elementos da tela utilizado pelo ReALM permite que ele tenha um desempenho superior em relação à modelos atuais. Compreendendo os elementos da tela, o ReALM consegue repassar essas informações para o assistente de voz para atender às solicitações do usuário, por exemplo.

Os pesquisadores relatam que seu novo método conseguiu superar o GPT-4, modelo utilizado pelo ChatGPT Plus.

“Demonstramos grandes melhorias em relação a um sistema existente com funcionalidade semelhante em diferentes tipos de referências, com nosso menor modelo obtendo ganhos absolutos de mais de 5% para referências na tela. Nossos modelos maiores superam substancialmente o desempenho do GPT-4.”

- Equipe de pesquisadores da Apple.

Utilizando a inteligência artificial para compreender as representações textuais e elementos visuais da tela, a Siri pode receber melhorias significativas, algo que a Apple já prometeu anteriormente.

Dessa forma, a assistente poderia ser utilizada para navegar por aplicativos enquanto o usuário está com a mão ocupada e ajudar deficientes, como destacou o MacRumors.

Além da Apple, a Samsung também está investindo em melhorar sua assistente de voz. Recentemente, a fabricante disse que pretende integrar IA à Bixby.

Apesar da Apple estar atrás na corrida das IAs, sabemos que a companhia está desenvolvendo ferramentas de IA. Um dos exemplos é o modelo de linguagem chamado de Ajax, que teria mais de 200 bilhões de parâmetros (valores aprendidos pela máquina).

Tim Cook, CEO da Apple, disse que a empresa lançará uma série de recursos de IA ainda este ano. Espera-se que essas novidades sejam reveladas durante a WWDC 2024, marcada para 10 de junho.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: