Apple apresenta modelo de IA com um grande diferencial

 William Schendes
William Schendes

A Apple apresentou nesta semana novos modelos de linguagem de inteligência artificial chamada de OpenELM Open-source Efficient Language Models), descrito como uma família de modelos de linguagem composta por oito modelos de código aberto que prometem ser precisos e eficiente.

Segundo o MacRumors, a Apple já disponibilizou essa família de modelos no Hugging Face, uma biblioteca de LLMs (modelos de linguagem ampla). O principal diferencial desses modelos é que eles poderão ser executadas localmente em dispositivos, sem precisar acessar servidores em nuvem.

Além disso, conforme divulgou o Venture Beat, os modelos OpenELM contarão com diferentes tamanhos de parâmetros (dados utilizados no treinamento das IAs), indo de 270 milhões até 3 bilhões. Essa quantidade é pequena se comparada com o GPT-4, utilizado pelo ChatGPT, que é treinado com cerca de 1,76 trilhões de parâmetros, ou o Llama 3, que tem 15 trilhões.

Apple apresenta modelo de IA com um grande diferencial
(Imagem gerada pelo TechShake com a IA do Gemini)

No entanto, a quantidade de parâmetros utilizada por esses modelos da Apple permite que eles sejam executados em notebooks comuns e até mesmo em smartphones. De acordo com o artigo, OpenELM foi testado pelos pesquisadores em duas máquinas com as seguintes configurações:

  • Computador com uma CPU Intel i9-13900KF, equipada com 64 GB de DRAM DDR5-4000 e uma GPU NVIDIA RTX 4090 com 24 GB de VRAM, rodando Ubuntu 22.04

  • Apple MacBook Pro com sistema M2 Max no chip e 64 GiB de RAM, executando macOS 14.4.1

A revelação dessa família de modelos de IA chega após Mark Gurman, um dos principais informantes de temas da Apple, revelar que o iOS 18 terá uma IA que rodará localmente no dispositivo, sem depender de servidores em nuvem. Saiba mais na matéria completa do TechShake.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: