Apple alerta: Novo ataque de spyware mira usuários de iPhone em 98 países

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Em abril de 2024, a Apple emitiu um alerta para usuários de iPhone sobre possíveis "ataques de spyware" em diversos países, incluindo a Índia e o Brasil. Agora, a empresa voltou a alertar seus usuários sobre novos ataques. Desde 2021, a Apple já enviou esses alertas para usuários em mais de 150 países.

Nesta semana, alguns usuários da plataforma X relataram ter recebido alertas da Apple sobre spyware que pode comprometer seus iPhones remotamente. Os novos alertas não revelaram a identidade dos atacantes ou os países específicos onde os usuários receberam as notificações. No entanto, diversos usuários de iPhone na Índia receberam o último alerta de ameaça da Apple.

Apple cadeado capa
Cuidado com seu Apple (Imagem; Divulgação)

Detalhes do alerta

A Apple informou aos usuários afetados: "Detectamos que você está sendo alvo de um ataque de spyware mercenário que está tentando comprometer remotamente o iPhone associado ao seu ID Apple".

A empresa destacou que ataques de spyware mercenário, como os que utilizam o Pegasus do NSO Group, são altamente incomuns e mais avançados do que crimes cibernéticos típicos ou malware para consumidores. Esses ataques são caros e visam um número pequeno de indivíduos.

Medidas de segurança recomendadas

A nova notificação sugere que os atacantes podem estar visando usuários por causa de sua identidade ou atividades. A Apple também aconselhou os usuários a levarem este aviso a sério. Em abril, a empresa recomendou aos usuários que ativassem o Modo de Bloqueio em seus iPhones, desativando várias funcionalidades e reduzindo a possibilidade de ataques de spyware.

Além disso, a Apple alertou seus usuários para não visitarem links, instalarem aplicativos, abrirem arquivos, ou compartilharem códigos de verificação ou senhas pelo telefone.

A Apple já divulgou recomendações para evitar ataques e aumentar a segurança de seus dispositivos. Veja aqui a matéria completa.

Casos anteriores

Em outubro do ano passado, a Apple já havia alertado alguns jornalistas na Índia sobre serem alvos de atacantes patrocinados pelo Estado. Essas notificações foram enviadas a líderes da oposição proeminentes, incluindo Shashi Tharoor, Rahul Gandhi, Raghav Chaddha e Mahua Moitra.

Esses alertas reforçam a crescente preocupação com a segurança cibernética e a necessidade de os usuários permanecerem vigilantes contra ameaças de spyware.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: