App Store permite emuladores de jogos retrô

 William Schendes
William Schendes

A Apple atualizou as regras da App Store recentemente, permitindo que aplicativos de streaming de música redirecionem usuários para sites externos na União Europeia. Além disso, a loja de aplicativo também permitirá emuladores de jogos retrô.

Apesar da nova regra ser motivada pelo Lei dos Mercados Digitais da União Europeia, a permissão valerá para desenvolvedores de todo o mundo, como observa o Engadget.

“Aplicativos emuladores de console de jogos retrô podem oferecer o download de jogos”, disse a empresa na página de diretrizes para revisão de aplicativos.

(Imagem: Mariia Shalabaieva/ Unplash)

A empresa observa que esses aplicativos deverão respeitas as diretrizes. Com isso, os desenvolvedores deverão ter o direito sobre os jogos distribuídos por seus aplicativos. Portanto, saiba que a App Store não está permitindo a pirataria, mas sim facilitando a publicação de softwares legais.

Anteriormente, a App Store não permitia nenhum software de emulador, por isso, os desenvolvedores disfarçaram seus aplicativos escondendo os sistemas de emulação dentro deles.

Apple permitirá a instalação de apps externos no iPhone

A Apple revelou a maior mudança na App Store desde o lançamento do iPhone em 2007. Agora, os usuários do iPhone na União Europeia poderão realizar o chamado "sideloading", ou seja, instalar aplicativos fora da App Store, a partir de 7 de março.

Essa decisão faz parte da Lei de Mercado Digitais da UE, conhecida como DMA. As alterações se aplicam ao sistema iOS, ao navegador Safari e à própria loja App Store.

Para respaldar essas mudanças, a Apple anunciou que os desenvolvedores terão acesso a mais de 600 novas APIs, além de funcionalidades adicionais para os navegadores concorrentes do Safari e opções aprimoradas para processamento de pagamentos. Saiba mais na matéria completa.

FIQUE POR DENTRO!

  • Apple desenvolve robô doméstico e outros dispositivos inteligentes

  • Apple libera primeiro beta do iOS 17.5, iPadOS 17.5 e mais

  • Apple apresenta modelo de IA superior ao GPT-4 da OpenAI

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: