App Store permite emuladores de jogos retrô

 William Schendes
William Schendes

A Apple atualizou as regras da App Store recentemente, permitindo que aplicativos de streaming de música redirecionem usuários para sites externos na União Europeia. Além disso, a loja de aplicativo também permitirá emuladores de jogos retrô.

Apesar da nova regra ser motivada pelo Lei dos Mercados Digitais da União Europeia, a permissão valerá para desenvolvedores de todo o mundo, como observa o Engadget.

“Aplicativos emuladores de console de jogos retrô podem oferecer o download de jogos”, disse a empresa na página de diretrizes para revisão de aplicativos.

App Store permite emuladores de jogos retrô
(Imagem: Mariia Shalabaieva/ Unplash)

A empresa observa que esses aplicativos deverão respeitas as diretrizes. Com isso, os desenvolvedores deverão ter o direito sobre os jogos distribuídos por seus aplicativos. Portanto, saiba que a App Store não está permitindo a pirataria, mas sim facilitando a publicação de softwares legais.

Anteriormente, a App Store não permitia nenhum software de emulador, por isso, os desenvolvedores disfarçaram seus aplicativos escondendo os sistemas de emulação dentro deles.

Apple permitirá a instalação de apps externos no iPhone

A Apple revelou a maior mudança na App Store desde o lançamento do iPhone em 2007. Agora, os usuários do iPhone na União Europeia poderão realizar o chamado "sideloading", ou seja, instalar aplicativos fora da App Store, a partir de 7 de março.

Essa decisão faz parte da Lei de Mercado Digitais da UE, conhecida como DMA. As alterações se aplicam ao sistema iOS, ao navegador Safari e à própria loja App Store.

Para respaldar essas mudanças, a Apple anunciou que os desenvolvedores terão acesso a mais de 600 novas APIs, além de funcionalidades adicionais para os navegadores concorrentes do Safari e opções aprimoradas para processamento de pagamentos. Saiba mais na matéria completa.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: