Aplicativo fraudulento do LastPass é removido da App Store

 William Schendes
William Schendes

Um aplicativo disfarçado do gerenciador de senhas LastPass foi removido da App Store. Conforme reportou o Bleeping Computer, é provável que essa aplicação continha códigos maliciosos para phishing e roubo de credenciais.

O aplicativo tinha praticamente o mesmo nome do original e utilizava um ícone parecido, com o logotipo branco em um fundo vermelho. Na App Store, o aplicativo foi publicado pelo desenvolvedor individual Parvati Patel.

Apesar de seu design parecido com o aplicativo original, a versão falsa contava com vários erros ortográficos que indicavam que o aplicativo não era autêntico.

LastPass aplicativo falso é removido da App Store
Aplicativo falso tinha nome e design semelhante ao original. (Imagem: LastPass)

O aplicativo original do LastPass tinha 52 mil de avaliações, enquanto a versão fraudulenta tinha apenas quatro.

A Apple ainda não se pronunciou sobre como esse aplicativo passou pelo processo de revisão de segurança dos aplicativos de sua loja.

O aplicativo falso foi removido ontem (8), dois dias após a LastPass ter alertado a Apple sobre o software ilegítimo.

Na última quarta-feira (7), a LastPass publicou um comunicado sobre a aplicação:

“Estamos alertando nossos clientes para isso para evitar possíveis confusões e/ou perda de dados pessoais [...]

Fique tranquilo, a LastPass está trabalhando ativamente para remover este aplicativo o mais rápido possível e continuará monitorando clones fraudulentos de nossos aplicativos e/ou violações de nossa propriedade intelectual.”

- LastPass

A remoção acontece após a Apple ter anunciado que permitiria lojas de aplicativos terceiros em seus dispositivos para se adequar à Lei de Mercados Digitais da União Europeia.

No anúncio, a big tech de Cupertino disse que a mudança traria riscos aos usuários e, por isso, reforçaria suas medidas de verificação de aplicativos.

Esse caso traz desconfiança sobre os processos de verificação da fabricante, afinal a aplicação falsa ficou disponível na própria loja de apps da Apple.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: