Anthropic anuncia ferramenta de IA que pode controlar seu PC e trabalhar por você

 William Schendes
William Schendes

Imagine um futuro em que você não precise mexer no mouse ou teclado para realizar atividades no computador. Não seria incrível se a inteligência artificial (IA) pudesse fazer tudo por você, como responder e-mails, preencher planilhas, editar documentos e muito mais? Embora essa realidade ainda não tenha chegado, os avanços recém-anunciados pela Anthropic indicam que, no futuro, os computadores poderão realizar tarefas cotidianas sem tantos controles manuais.

Nesta semana, a Anthropic anunciou uma atualização para seu assistente de inteligência artificial Claude 3.5 Sonnet, trazendo um novo recurso chamado “computer use” ("uso de computador"), capaz de controlar qualquer aplicativo de desktop.

O recurso está em beta aberto e permite que os testadores realizem tarefas em seus computadores sem precisar de mouse ou teclado. Conforme descrito pela Anthropic, a ferramenta é capaz de imitar uma pessoa usando um computador, "olhando para a tela, movendo o cursor, clicando em botões e escrevendo texto."

Anthropic ferramenta de IA que pode controlar seu PC e trabalhar por você
(Imagem: Montagem/ TechShake)

“Estamos ensinando a ele [computer use] habilidades gerais de informática — permitindo que ele use uma ampla gama de ferramentas padrão e programas de software projetados para pessoas.”

- Anthropic, em comunicado.

Dessa forma, o assistente de IA poderá ajudar desenvolvedores a automatizar processos repetitivos, como construir e testar software ou realizar pesquisas em arquivos armazenados no PC.

No vídeo de demonstração, o "compute use" é utilizado para preencher um formulário para um cliente. As imagens mostram que o recurso é capaz de reunir dados espalhados pelo computador, preencher o formulário com as informações e enviá-lo ao cliente — tudo isso a partir de uma breve descrição em texto.

A Anthropic lembra que a capacidade de Claude em usar o computador e navegar por ele ainda é imperfeita, pois a ferramenta está em estágio inicial e sujeita a erros. No entanto, a empresa espera melhorar o recurso nos próximos meses com base no feedback dos desenvolvedores que participaram dos testes.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: