O android 15 acabou de chegar, mas para a próxima atualização do Android 16, prevista para lançamento no segundo trimestre de 2025, a Google estuda implementar mudanças significativas no painel de Configurações Rápidas, mas sem comprometer a praticidade do acesso.
Após diversos rumores, desenvolvedores e usuários identificaram no código beta do Android 15 uma possível alteração que exigiria um movimento de dois dedos para acessar o painel, uma mudança vista como inconveniente e que não será aplicada, segundo especialistas em tecnologia como Mishaal Rahman.
Com a confirmação dessa alteração descartada, a expectativa é de que o Android 16 mantenha o acesso ao painel de Configurações Rápidas com o deslizar de um dedo, a partir da borda direita da tela. Esse método já é comum em sistemas de marcas como OnePlus e Xiaomi, além do iOS.
No entanto, uma questão em aberto é se o Android 16 permitirá a navegação rápida entre as notificações e o painel de Configurações, um recurso ainda ausente na versão beta atual.
Além disso, fontes indicam que o Android 16 trará opções aprimoradas no painel, incluindo "tiles" redimensionáveis e um controle de brilho com indicador de porcentagem, como relatou o Android Police. Esse formato modular deve garantir que os usuários personalizem o painel conforme sua preferência, facilitando o acesso às configurações mais usadas.
As expectativas para o Android 16 - que já estão muito altas - incluem também que o Google permita alternar facilmente entre notificações e Configurações Rápidas, sem a necessidade de voltar à tela inicial. Usuários do OxygenOS, sistema da OnePlus, por exemplo, já podem deslizar diretamente para alternar entre esses painéis, e é provável que o Google adote algo semelhante para agilizar a navegação, mantendo a organização dos ícones e notificações no Android puro.
A fase beta do Android 16 deve começar nos próximos meses, permitindo que programadores testem esses novos recursos e forneçam feedbacks antes do lançamento final, previsto para o segundo trimestre de 2025.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!