Com o Android 15, os usuários terão uma camada adicional de proteção contra aplicativos maliciosos. Isso porque o sistema operacional colocará aplicativos suspeitos em modo quarentena.
A nova funcionalidade de quarentena foi identificada no programa de desenvolvedores Android 14 Developer Preview, o que indica que ele poderá ser adicionado na próxima grande atualização do sistema operacional.
Como explica o Android Authority, o modo quarentena funcionará de forma semelhante ao do Windows, onde o sistema isola os arquivos do software possivelmente maliciosos do resto do sistema. Dessa forma, os códigos prejudiciais não podem ser executados. No entanto, eles só serão removidos se o usuário decidir excluí-los.
Porém, como o Android é diferente em relação ao Windows, o modo quarentena para smartphones devem ter algumas mudanças.
Conforme o GizChina, o aplicativo continuará aparecendo normalmente na tela inicial do usuário e configurações do dispositivo, porém ele terá algumas restrições que incluem:
-
Não apresentar notificações;
-
Janelas ficarão ocultas e o aplicativo não poderá ser executado em primeiro plano;
-
Interrupção de algumas atividades em segundo plano, impedindo que o app realize tarefas sem que o usuário saiba;
-
Bloqueio a dados do sistema, impedindo que o app acesse informações confidenciais do aparelho.
O Google deverá adotar algumas abordagens para identificar aplicativos suspeitos, que incluem conjuntos de códigos desatualizados, padrões de comportamento diferenciados e avaliações negativas de usuários que destacam possíveis atividades maliciosas.
FIQUE POR DENTRO!
- Encontre conversas no WhatsApp rapidamente com os novos filtros
- Motorola anuncia linha Edge 50 com novos recursos de IA para câmeras
- Primeira versão beta do Android 15 já pode ser baixada; saiba como