Android 15 terá controle de dispositivos domésticos inteligentes (mas apenas em alguns telefones)

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A construção de uma casa inteligente facilita bastante as nossas vidas, mas gerenciar dispositivos domésticos inteligentes pode ser algo complexo, especialmente ao combinar dispositivos de diferentes marcas. Isso ocorre porque muitos dispositivos só funcionam com aplicativos proprietários de seus fabricantes, limitando as opções disponíveis.

Para resolver esse problema, surgiu o padrão de casa inteligente Matter, cujo componente principal é o protocolo de rede Thread mesh, que será compatível com dispositivos com Android 15.

Casa inteligente controle Android 15
Casa poderá ser controlada por um hub único (Imagem: freepik)

Matter é um padrão de conectividade desenvolvido pela Connectivity Standards Alliance (CSA) com o objetivo de criar uma forma interoperável para que dispositivos domésticos inteligentes se comuniquem entre si. Com o Matter, é possível conectar dispositivos certificados, como interruptores de luz ou termostatos, a um aplicativo ou hub compatível, independentemente do fabricante.

Esse padrão atua como uma linguagem universal para a comunicação entre dispositivos domésticos inteligentes, sem substituir protocolos de comunicação sem fio como Bluetooth ou Wi-Fi. Resumindo, ele padroniza a forma como esses dispositivos se comunicam.

Embora Bluetooth e Wi-Fi sejam amplamente suportados, o Thread, protocolo de rede mesh de baixo consumo de energia, oferece várias vantagens. Ele é eficiente em termos de energia, ideal para dispositivos alimentados por bateria, e sua natureza mesh permite que dispositivos retransmitam sinais entre si, ajustando e roteando dados automaticamente de maneira eficiente. Isso proporciona uma conexão mais estável e fácil de expandir.

Controle casa inteligente Android 3
Casa inteligente (Imagem: freepik)

No entanto, rádios Thread ainda não são amplamente integrados em dispositivos, ao contrário do Bluetooth e Wi-Fi. Mas isso está mudando, com mais dispositivos sendo equipados com rádios Thread. Por exemplo, o Google anunciou que TVs com Google TV poderão atuar como roteadores, conectando redes Thread à Internet.

A Apple já incorporou rádios Thread nos iPhone 15 Pro e Pro Max, tornando-os os primeiros smartphones a fazê-lo. Espera-se que smartphones Android sigam essa tendência, com a atualização do Android 15 adicionando suporte para a rede.

A pilha de rede Thread do Android está em desenvolvimento desde o ano passado e já foi portada para o Android 14, permitindo que dispositivos Google TV com Android TV OS 14 a utilizem. No entanto, smartphones Android só suportarão a pilha de rede Thread com o Android 15, possibilitando a comunicação direta com outros dispositivos de rede Thread sem a necessidade de um roteador de borda separado.

Essa integração promete acelerar ações domésticas inteligentes e permitir sua execução local.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: