Android 15 tem novo recurso de contraste de cores (oculto) que facilita a leitura

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Android 15 está trazendo uma série de novos recursos, com grande destaque para a acessibilidade. Um dos recursos mais recentes é a configuração de contraste de cores, projetada para melhorar a legibilidade dentro dos aplicativos.

Recentemente, o Google lançou o Android 14 beta, conhecido como Android 14 QPR3 Beta 2.1, que trouxe muitas correções de bugs. No entanto, a empresa surpreendeu ao introduzir recursos anteriormente vistos apenas no Android 15 Developer Preview 2, como o modo de alta qualidade para a webcam.

Uma descoberta nos bastidores revelou uma página oculta de configurações de "contraste de cores", que pode ser ativada manualmente. Essa página permite ajustar o contraste de texto, botões e ícones para torná-los mais visíveis nos aplicativos.

Variações de contraste
Variações no contraste do sistema (Imagem: Android Headlines)

As opções incluem níveis de contraste padrão, médio ou alto, além da capacidade de maximizar o contraste do texto adicionando um fundo preto ou branco ao redor do texto para melhorar a legibilidade. No entanto, é importante observar que alguns aplicativos podem não suportar todas as opções de cores e contraste de texto.

Anteriormente, o Google havia experimentado um controle deslizante de "nível de contraste" nas versões de visualização do Android 14. Agora, a página de configurações de "contraste de cores" parece ser uma versão mais amigável desse controle deslizante, incorporando também a opção de "texto de alto contraste".

Embora essa página de configurações ainda não esteja amplamente disponível, espera-se que seja lançada em uma atualização futura e seja acessível por meio do menu Configurações > Acessibilidade > Cor e movimento.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: