Se você já perdeu ou teve seu celular roubado, deve saber que localizar o aparelho é uma tarefa difícil, mesmo utilizando a ferramenta Encontre Meu Dispositivo do Google. Isso porque o recurso depende da conexão Wi-Fi, portanto, se o dispositivo estiver desligado, não é possível encontrá-lo.
No entanto, parece que esse tipo de situação mudará com a chegada do Android 15 — ao menos nos celulares Pixel, inicialmente.
Um relatório recente do Android Police mostra que o Google está trabalhando num recurso que permite encontrar os dispositivos mesmo quando estão desligados. O site descobriu a novidade analisando o código da versão beta do Vanilla Ice Cream, codinome da nova versão do sistema operacional.
A novidade deve chegar para o Pixel 9, próximo smartphone da empresa, mas também pode ser lançado para dispositivos Pixel mais antigo. Ainda não há indícios de que a opção chegará para outras fabricantes.
Atualmente, quando os dispositivos Android estão desligados, o Bluetooth é desativado. Com o Android 15, o Google está implementando um novo recurso chamado de “Powered Off Finding” que mantém a sinalização de “beacon” ativada nos smartphones mesmo quando estão desligados.
Como reportou o TechRadar, esse recurso funciona de forma semelhante ao Find My da Apple, disponível a partir do iPhone 11.
A versão prévia do Android 15 foi lançada em fevereiro exclusivamente para celulares Pixel (a partir do 6) e Pixel Tablet. A primeira prévia do sistema operacional trouxe novidades que incluem recursos de notificação, privacidade e segurança, redução do consumo de bateria e aumento do desempenho de aplicativos. Confira mais informações na matéria completa.
Mais novidades sobre o Android 15 devem ser reveladas durante o Google I/O de 2024, conferência de desenvolvedores da gigante das buscas que está marcada para iniciar no dia 14 de maio.
SAIBA MAIS!