O lançamento do Android 15 está se aproximando. A expectativa é que ele seja disponibilizado entre agosto e outubro deste ano, após a estreia dos novos celulares Pixel do Google. Uma das principais mudanças na interface do novo sistema operacional será a possibilidade de abrir aplicativos em tela cheia.
Atualmente, o Android já permite que alguns aplicativos sejam abertos na exibição de ponta a ponta (edge-to-edge), preenchendo os espaços na parte superior e inferior. No entanto, nem todos os aplicativos estão otimizados para essa exibição, pois muitos podem apresentar problemas de compatibilidade.
Com o Android 15, a expectativa é que os aplicativos sejam forçados a abrir em tela cheia, conforme revelado pela versão beta 1 do sistema operacional, lançada no início deste ano.
Agora, conforme notado pelo Android Authority, existe uma API (interface de programação) que permite que os desenvolvedores desativem o modo de tela cheia. No entanto, a descrição desta API avisa que a opção será "descontinuada e desabilitada no futuro".
A Google Play Store permitirá aplicativos não otimizados para o modo de tela cheia até 31 de agosto de 2026 para dispositivos que utilizarem o Android 15. Dessa forma, os desenvolvedores terão cerca de dois anos para otimizar seus aplicativos para a exibição de ponta a ponta.
FIQUE POR DENTRO!