Durante a conferência Google I/O realizada na semana passada, o Google apresentou oficialmente o Android 15, junto com seus novos recursos e funcionalidades. Uma das novidades mais interessantes do novo sistema operacional é o aprimoramento da função que é a principal responsável por economizar bateria dos celulares Android.
Conforme reportado pelo Android Authority, durante o podcast Android Faithful, Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android, contou que a nova versão do sistema operacional trará melhorias do modo Soneca (Doze, em inglês), que coloca o dispositivo em estado de baixo consumo de energia quando está inativo.
Esse modo já existe no Android 14, no entanto, na nova versão do SO, ele é ativado com uma velocidade 50% maior — duas vezes mais rápido do que acontece atualmente. Nos testes internos do Google, a ativação mais rápida do modo Soneca economizou até três horas de bateria dos aparelhos em standby (repouso).
“Para o Android 15, aceleramos o tempo de cochilo (cochilar é quando entramos em estado de repouso) em 50%. Assim, adormecemos 50% mais rápido e o resultado é que, em alguns dispositivos que testamos, até 3 horas a mais de energia em espera. E isso é uma espécie de melhoria geral que se aplica a todos os dispositivos”
- Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android.
Além dos smartphones, o Google também está implementando otimizações de bateria na próxima versão do seu sistema operacional de smartwatches. De acordo com Sammer Samat, vice-presidente do ecossistema Android, o Wear OS 5 terá uma redução de 20% no consumo de bateria em relação a dispositivos anteriores.
Além da otimização no consumo de bateria, o Android 15 promete trazer uma série de recursos de privacidade e segurança. Confira essas as novidades na matéria completa.
FIQUE POR DENTRO!