A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um comunicado na última quarta-feira (4), alertando os internautas brasileiros sobre falsas notificações sobre multa de uso de VPN (rede privada virtual, na sigla em inglês) para acessar o X.
Os golpes acontecem após o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinar a suspensão do X no Brasil na última sexta-feira (30). O magistrado também definiu uma multa de R$ 50 mil para usuários que utilizassem “subterfúgios tecnológicos” para acessar a rede social, incluindo VPNs.
A Anatel explica que essas notificações estão chegando por e-mail e outros meios digitais, incluindo mensagens de texto.
“Estão circulando, por e-mail ou outros meios digitais, mensagens eletrônicas falsas que utilizam o nome da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e notificam sobre multa por acesso via VPN à plataforma “X”. O órgão regulador de telecomunicações reforça que as mensagens não são verdadeiras.”
- Anatel.
A sugestão da agência é que os usuários não cliquem em nenhum link enviado, não abram arquivos anexados e excluam as mensagens fraudulentas.
Isso porque os golpistas estão utilizando uma técnica fraudulenta conhecida como phishing, em que os criminosos enviam comunicações falsas para roubar dados pessoais e financeiros de usuários.
VEJA TAMBÉM!