Amostras do asteroide Bennu têm componentes essenciais para a formação de vida

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Após mais de 12 anos de missão, a OSIRIS-REx retornou à Terra no dia 25 de setembro. Concluindo seu objetivo com sucesso, a sonda trouxe amostras do asteroide Bennu. Acredita-se que o estudo dessas amostras podem fornecer importantes informações sobre a formação do nosso sistema solar. E as primeiras análises parecem confirmar isso.

Em um estudo inicial das amostras - que deverão ser analisadas pelas próximas décadas em laboratórios de diferentes países, cientistas encontram componentes essenciais para que a vida se forme: carbono e água.

O promissor início de décadas de pesquisa

Imagem da transmissão ao vivo realizada pela NASA com as primeiras análises das amostras do asteroide Bennu (Imagem: NASA)

O resultado das análises iniciais foi divulgado pela NASA nesta quarta-feira (11) em uma transmissão ao vivo. Após conseguirem retirar todo o "material extra" que acabou entrando no receptáculo do pedaço de asteroide, os cientistas puderam dar início ao estudo dos cerca de 250 gramas de poeira e restos de rocha que compõem a amostra.

Durante a live, Bill Nelson, administrador da NASA, explicou o que foi encontrado até agora. "Podemos ver carbono aqui. Assim como minerais e moléculas orgânicas", afirmou. Segundo a agência, as amostras contêm "água abundante" na forma de minerais argilosos hidratados.

A descoberta trouxe ainda mais ânimo para os cientistas, visto que, conforme Nelson confirmou, as moléculas de carbono e águasão exatamente os tipos de componentes que se esperava encontrar no asteroide, "como elementos essenciais para a formação do nosso próprio planeta e para ajudar-nos a determinar o que pode ter dado origem à vida", esclareceu.

Momento do pouso da sonda OSIRIS-REx no deserto de Utah, no dia 25 de setembro, após sete anos no espaço (Imagem: NASA)

Estas sã o apenas as primeiras descobertas que poderão vir de décadas de pesquisas às quais as amostras serão submetidas. O objetivo é compreender como os materiais precursores da vida chegaram à Terra e como isso desencadeou o início do nosso planeta e do nosso sistema solar.

Os cientistas ainda têm a expectativa de que as amostras nos ajudem a obter compreensão sobre como evitar futuras colisões de asteroides com a Terra.

Atualmente, a sonda OSIRIS-REx está em nova missão rumo ao asteroide Apophis.

FIQUE POR DENTRO!

  • OneNote receberá a IA Copilot em novembro (e ela traz recursos incríveis)
  • Firefox terá recurso para detectar avaliações falsas em sites de e-commerce
  • Samsung lança no Brasil serviço de assinatura com descontos e benefícios exclusivos
  • Mega Oferta Amazon Prime: listamos as promoções tech mais imperdíveis
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: