A AMD anunciou a nova versão de sua tecnologia Fluid Motion Frames (AFMF 2), prometendo melhorar a experiência de jogos ao reduzir a latência e os tremores ao gerar quadros adicionais. A tecnologia, similar ao DLSS 3 da Nvidia, utiliza técnicas avançadas para criar novos quadros entre os existentes, proporcionando uma taxa de quadros por segundo (FPS) mais alta.
A novidade já está disponível em uma versão técnica preliminar para usuários com GPUs das séries RX 7000 ou RX 6000, e também será compatível com alguns laptops e dispositivos portáteis que possuem gráficos integrados 780M.
Como funciona
O AFMF 2 foi projetado para resolver alguns dos principais problemas da versão anterior, incluindo a latência e os tremores que ocorrem ao gerar novos quadros. Embora a tecnologia ainda apresente algumas compensações e limitações, a AMD afirma que as melhorias no AFMF 2 reduzem significativamente esses problemas, oferecendo uma experiência de jogo mais suave e estável.
O pacote de instalação dos novos drivers Adrenaline com o AFMF 2 (para usuários de Windows 10 e 11) pode ser baixado aqui. Lembre-se que não é a versão final ainda, e erros podem acontecer, então instale por sua conta e risco!
Comparação com a tecnologia DLSS da Nvidia
Assim como a tecnologia DLSS 3 da Nvidia, o AFMF da AMD cria novos frames ao imaginar as transições entre os quadros já existentes. Esse processo permite que os jogos rodem com uma taxa de quadros mais alta - mas com algumas desvantagens, como a perda da qualidade da imagem em algumas situações.
No entanto, a segunda versão do AFMF promete mitigar muitos desses problemas, tornando a experiência de jogo mais limpa.
FIQUE POR DENTRO!