Durante o evento PC Innovation Summit na China, a AMD confirmou o lançamento de novos processadores com GPU integrada baseada na arquitetura RDNA 3 Plus (RDNA 3+) para o ano de 2024.
Essa revelação marca uma evolução significativa nos chips da família "Strix Point", previstos para este ano, e promete pequenas melhorias em relação à RDNA 3.
Lisa Su, CEO da AMD, não apenas confirmou a chegada da nova geração de processadores "Strix Point", mas também detalhou suas características: os chips serão equipados com CPU baseada na arquitetura Zen 5, GPU baseada na arquitetura RDNA 3 Plus e NPU baseada na arquitetura XDNA 2.
A confirmação da arquitetura RDNA 3 Plus ocorre após uma série de atualizações no Linux feitas pela AMD, que indicavam referências à tecnologia "RDNA 3.5", sugerindo uma atualização intermediária antes do lançamento da RDNA 4.
Embora ainda não tenham sido revelados detalhes sobre essas otimizações da RDNA 3 Plus, espera-se que a nova arquitetura traga melhorias mas sem alterações significativas em relação à RDNA 3, já presente em placas de vídeo para jogos e processadores com gráficos integrados da marca.
Além disso, os futuros processadores AMD prometem um salto de até três vezes no desempenho em IA generativa, graças à inclusão de uma nova NPU baseada em XDNA 2. Isso representa um grande avanço em relação aos chips atuais, equipados com uma NPU Ryzen AI baseada na XDNA de 1ª geração.
A previsão é que os novos processadores com gráficos integrados sejam anunciados no segundo semestre de 2024, coincidindo com o período de lançamento da geração "Lunar Lake" da Intel, que também promete grandes melhorias em gráficos e IA.
SAIBA MAIS!
- Nutricionista na mão: Galaxy Ring pode promover alimentação saudável
- Esqueceram de contar? Dubladora da Siri não sabia que Apple usava sua voz
- Rumor: iPhone 17 terá tela antirreflexo e resistente a arranhões