A AMD revelou sua nova arquitetura gráfica unificada, denominada UDNA, que promete integrar as tecnologias RDNA, voltada para o mercado consumidor, e CDNA, direcionada a data centers. Essa unificação deve facilitar o desenvolvimento e aprimorar o desempenho das GPUs, colocando a empresa em posição competitiva frente ao ecossistema CUDA da Nvidia.
Jack Huynh, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Computação e Gráficos da AMD, destacou que a transição para a UDNA tornará o desenvolvimento mais acessível para os desenvolvedores, eliminando a necessidade de escolher entre arquiteturas distintas.
Essa mudança estratégica busca ampliar a participação de mercado da AMD, especialmente em segmentos de preço mais baixos, com o objetivo de alcançar cerca de 40% de market share e, assim, atrair maior suporte dos desenvolvedores.
Rumores ainda indicam que a UDNA pode ser implementada em futuros consoles, como o PlayStation 6. Relatórios sugerem que a Sony escolheu a AMD para produzir os chips do PS6, priorizando a retrocompatibilidade com o PlayStation 5, e essa decisão teria sido tomada em 2022, com a Intel também concorrendo pelo contrato, mas sendo preterida devido a preocupações relacionadas à complexidade e custos.
A previsão de lançamento do PlayStation 6 está projetada para ocorrer entre 2027 e 2028, conforme especulações baseadas no histórico de lançamentos da Sony e em declarações da empresa, e essa estimativa alinha-se com a expectativa de que a UDNA esteja madura para integração em produtos de consumo até lá.
Além disso, há especulações de que a AMD possa descontinuar a série RDNA 5 em favor da UDNA, buscando incorporar novas capacidades de inteligência artificial mais rapidamente em seus produtos. Isso faz todo sentido com a mudança de foco da empresa, priorizando o desenvolvimento de chips de IA e unificando seus esforços em uma plataforma única.
Essa transição para a UDNA representa um movimento significativo da AMD para consolidar suas arquiteturas gráficas, potencialmente impactando tanto o mercado de GPUs quanto o desenvolvimento de consoles de próxima geração.
Com informações do Videocardz.
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