Amazon trabalha em um chatbot para superar o ChatGPT

 William Schendes
William Schendes

A Amazon ainda está atrás na corrida dos chatbots de inteligência artificial (IA), mas a gigante da tecnologia não pretende ficar de fora. Segundo um relatório recente, a empresa está desenvolvendo sua própria solução de chatbot para competir diretamente com o ChatGPT.

A informação vem de uma reportagem do Business Insider, que conversou com fontes familiarizadas com o assunto. Elas explicaram que a nova plataforma poderá ser acessada através de um navegador da web.

ChatGPT inteligência artificial
(Imagem: Yender Gonzalez/ Unsplash)

O chatbot da Amazon, atualmente conhecido pelo codinome “Metis”, utiliza o modelo de linguagem “Olympus”. De acordo com a reportagem, ele funciona de maneira semelhante aos seus concorrentes, mas a empresa pretende introduzir novas funcionalidades. Uma dessas inovações é a técnica de “geração aumentada de recuperação” (RAG, na sigla em inglês), que permitirá obter informações além dos dados nos quais foi treinado.

Essa técnica poderia permitir que o chatbot da Amazon superasse o GPT-4 Turbo do ChatGPT, cuja base de dados de treinamento inclui informações até dezembro de 2023.

O CEO da Amazon, Andy Jassy, está diretamente envolvido no projeto Metis, que atualmente está em fase de testes internos. Jassy destaca que a Amazon pretende gerar bilhões de dólares em receitas anuais com suas iniciativas de IA.

A equipe de inteligência artificial geral (AGI) da Amazon, liderada por Rohit Prasad, cientista-chefe e vice-presidente sênior, é responsável pelo desenvolvimento do Metis.

No entanto, o Metis não é a única ferramenta de IA sendo desenvolvida pela Amazon. Anteriormente, foram divulgados outros projetos de IA da gigante do varejo, incluindo o desenvolvimento de um modelo Titan e o Amazon Q, um chatbot para clientes corporativos.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: