A Amazon dedicou uma equipe para ficar responsável especificamente em treinar o modelo de Inteligência Artificial da empresa, o Olympus. De acordo com as informações que fontes anônimas passaram à Reuters, a gigante de tecnologia está investindo milhões no projeto.
Bem maior que o ChatGPT
O Olympus será um modelo de linguagem grande (LLMs), tecnologia subjacente para ferramentas de IA que são capazes de aprender com enormes conjuntos de dados e gerar respostas semelhantes às dadas por humanos. Para melhor compreensão, o ChatGPT e o Bard (do Google) são LLMs.
Mas a Amazon parece querer chegar ao grande mercado de IAs com um diferencial. Se as informações cedidas à Reuters se confirmarem, o Olympus deve ser bem maior que o popular ChatGTP, com potencial ara se tornar um dos maiores modelos em treinamento.
Para se ter uma dimensão disso, o modelo GPT-4 da OpenAI, considerado um dos melhores disponíveis no momento, tem um trilhão de parâmetros. Segundo as duas fontes anônimas que conversaram com a Reuters, o Olympus deve ter 2 trilhões de parâmetros.
Quanto maior o modelo de IA, mais caro deve ser o seu treinamento. Contudo, a Amazon parece dedicada a lançar um produto que rivalize os grandes chatbots atualmente no mercado.
Durante uma teleconferência de resultados em abril, os executivos da Amazon afirmaram que os investimentos em LLMs e IA generativa iriam crescer, ao mesmo tempo os em atendimento e transporte no seu negócio de retalho seriam reduzidos.
Ofertas mais atraente na Amazon Web Services
De acordo com as fontes da Reuters, a Amazon busca desenvolver um grande modelo de IA generativa para melhorar as ofertas da Amazon Web Services (AWS). Até o momento, os usuários da AWS já tiveram acesso a modelos menores, desenvolvidos em parceria com startups de modelos de IA, como Anthropic e AI21 Labs.
Entretanto, os clientes corporativos da Amazon querem modelos de alto desempenho. Para isso, a equipe dedicada a treinar o Olympus será liderada por Rohit Prasad, cientista-chefe de inteligência artificial geral (AGI) da Amazon e ex-chefe da Alexa.
Para compor o grupo que vai treinar a IA, Prasad trouxe pesquisadores que trabalharam na Alexa AI e na equipe científica da Amazon. Ainda não há um cronograma específico para o lançamento do novo modelo.
SAIBA MAIS!
- Apple alerta que custos ambientais não são repassados aos consumidores
- Revolução no streaming: Deezer permite compartilhamento global de músicas
- Escolha do motorista: App Garupa libera contratação CLT