A Amazon anunciou um conjunto de modelos de IA generativa durante a conferência re:Invent 2024, voltados para a criação de texto, imagens e vídeos.
Nomeados como Amazon Nova, esses modelos são integrados ao Amazon Web Services (AWS) e visam atender tanto a demandas corporativas quanto a desenvolvedores individuais. O lançamento marca a entrada da empresa no mercado de IA generativa com soluções próprias.
O conjunto inicial inclui os modelos Nova Micro, Nova Lite e Nova Pro. Cada um possui características distintas, desde a geração de textos rápidos e econômicos até o processamento multimodal de imagens e vídeos.
Além disso, a Amazon revelou planos para modelos ainda mais avançados em 2025, como um sistema de “speech-to-speech” e outro que promete interconectar diversas modalidades, permitindo que texto, áudio, imagens e vídeos sejam utilizados tanto como entrada quanto como saída.
Dois modelos voltados para conteúdos visuais, o Nova Canvas e o Nova Reel, também foram destacados. O primeiro é uma ferramenta de geração de imagens, com recursos para edições textuais e ajuste de layouts, enquanto o segundo foca na criação de vídeos de até seis segundos, com expansão para dois minutos planejada para os próximos meses. Ambos incluem recursos de segurança, como marca d'água e moderação de conteúdo.
Veja um vídeo divulgado pela Amazon:
Esses modelos são oferecidos na plataforma Bedrock da AWS e competem diretamente com soluções de empresas como OpenAI e Google. Segundo a Amazon, os custos são até 75% menores em comparação com concorrentes, além de apresentarem desempenho equivalente - ou até superior - em benchmarks do setor.
Além dos avanços em IA, a Amazon anunciou uma nova geração de chips Trainium, projetados para aumentar a eficiência de treinamento de modelos de IA. A empresa também planeja expandir seu cluster de computação para apoiar a crescente demanda por aplicações de IA generativa.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!