Amazon anuncia modo da Alexa exclusivo para conversar com crianças

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Se você tem crianças e uma Alexa em casa, provavelmente já descobriu que os pequenos curtem bastante a experiência de conversar com o echo dot. E para tornar essa experiência mais apropriada, interessante e segura, a Amazon anunciou o lançamento do novo modo Explore with Alexa, criado exclusivamente para interagir com crianças.

Explore with Alexa tornará interação mais divertida e educativa

Explore with Alexa promete tornar conversa com crianças mais segura e interessante (Imagem: Divulgação / Amazon)

De acordo com dados divulgados pela Amazon, a Alexa contabiliza, em média, por mês mais de 25 milhões de perguntas feitas por crianças de todo o mundo. Atualmente, contudo, o echo dot responde a alguns desses questionamentos de forma técnica e pouco interessante para os pequenos.

Em um exemplo dado pela própria Amazon, se uma criança questionar hoje a Alexa sobre o que são orcas, deve receber uma resposta como:

"A orca, também chamada de ‘baleia assassina’, é uma baleia com dentes pertencente à família dos golfinhos oceânicos, da qual é o maior membro. É a única espécie existente no gênero Orcinus e é reconhecível por seu corpo estampado em preto e branco. Uma espécie cosmopolita, as orcas podem ser encontradas em todos os oceanos do mundo, numa variedade de ambientes marinhos, desde as regiões árticas e antárticas até aos mares tropicais.”

Informações educativas e estímulo ao aprendizado são recursos do Explore with Alexa (Imagem: Divulgação / Amazon)

É aí que o Explore with Alexa promete brilhar. Dedicado a conversação infantil, o novo modo vai proporcionar respostas mais divertidas, mais breves e com palavras mais fáceis de entender. Além disso, ele deve sempre buscar estimular a criança a seguir aprendendo.

Usando o mesmo exemplo anterior, segundo a Amazon, a resposta do Explore with Alexa para a pergunta sobre as orcas seria algo como:

“As baleias orcas têm corpos longos e elegantes que viajam pelo oceano como um submarino. Esses animais podem viajar até 35 milhas por hora. Isso os ajuda a caçar e capturar peixes, focas e outras formas de vida marinha! Você quer continuar explorando?”

Informações do Explore with Alexa são de fontes certificadas

Amazon contou com fontes certificadas para criar a base de conhecimentos do Explore with Alexa (Imagem: Divulgação / Amazon)

Para a segurança das crianças e a tranquilidade de suas famílias, o Explore with Alexa tem foco em cuidados com as informações e controle parental. Esse cuidado se reflete em “grades de proteção” da tecnologia e na obtenção de suas informações a partir de fontes certificadas.

Para desenvolver uma base de conhecimentos e criar jogos e experiências lúdicas e educativas, a Amazon contou com parceiros de conteúdo e fundações voltadas ao ensino, como o World Wildlife Fund e o AZ Animals.

Assim como na versão completa da assistente, as interações são feitas a partir de Inteligência Artificial generativa, similar a usada em plataformas como o popular ChatGPT. Contudo, o novo serviço de conteúdo Amazon Kids+ traz uma versão simplificada desse bot e focada em assuntos mais saudáveis, como animais, natureza e curiosidades do dia a dia.

“Desde que lançamos o Alexa for Kids, há cinco anos, aprendemos muito sobre como as crianças interagem com a Alexa, o que elas perguntam e como podemos fornecer conteúdo interessante e relevante que as crianças adoram e os pais confiam", contou Alanna Nielsen, diretora da Amazon Kids, na publicação de anúncio do novo modo.

Segundo Nielsen, foi a partir esse aprendizado que norteou a criação do Explore with Alexa.

“Explore com Alexa ajudará a tornar nossa biblioteca confiável de conteúdo infantil maior e melhor, desenvolvendo respostas mais adequadas para crianças para incentivá-las a aprender e explorar, e sempre com confiança e segurança em primeiro lugar”, adicionou.

Conforme divulgado pela Amazon, o novo modo Explore with Alexa será lançado ainda este ano, antes das férias dos Estados Unidos.

FIQUE POR DENTRO!

  • Tap to Pay do iPhone chega ao Brasil e pode substituir maquininha de cartão
  • WhatsApp está testando chamadas de grupo com até 32 pessoas
  • OpenAI anuncia DALL-E 3 com conteúdo mais preciso e integração com ChatGPT
  • Dano que iOS 17 causa à bateria era esperado e deve ser temporário
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: