"Ainda estou aqui" é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025

 William Schendes
William Schendes

A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira (23) o filme nacional escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025.

O longa-metragem escolhido foi Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conhecido por seu trabalho em Central do Brasil.

A produção concorria com outros cinco filmes brasileiros que disputavam a indicação pela Academia, incluindo: Cidade Campo, Levante, Motel Destino, Saudade Fez Morada Aqui Dentro e Sem Coração.

Ainda Estou Aqui conta a história autobiográfica baseada no livro do escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva, que narra a vida de sua mãe, Eunice Paiva, que se torna uma ativista após seu marido ser capturado durante a ditadura militar no Brasil.

“Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. ‘Ainda Estou Aqui’ é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso.”

- Barbara Paz, presidente da Comissão de Seleção, grupo responsável por selecionar o filme brasileiro indicado a concorrer ao Oscar.

Eunice é interpretada pela consagrada atriz Fernanda Montenegro, que já trabalhou com Walter Salles como protagonista de Central do Brasil, filme indicado ao Oscar de 1999 nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e entretenimento, siga e acompanhe o TechShake no X, Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: