O Google está desenvolvendo o Android 16 com uma nova funcionalidade de segurança chamada "Advanced Protection Mode". Introduzido inicialmente em 2017, esse "Modo de Proteção Avançada" visa reforçar a segurança de contas Google, dificultando o acesso não autorizado a informações sensíveis, especialmente para grupos que enfrentam maiores riscos de ataques cibernéticos, como jornalistas, executivos e políticos.
Originalmente lançado para proteger contas Google, o "Advanced Protection Program" obriga o uso de uma chave de segurança ou senha avançada para acessar a conta e restringe o download de arquivos considerados perigosos pelo Google Chrome. Além disso, o programa impede que aplicativos não aprovados pela Google acessem dados das contas.
A partir de 2020, o Google expandiu esse modo de proteção para os dispositivos Android. Isso incluiu garantir que o "Google Play Protect" esteja sempre ativado e bloquear a instalação de aplicativos de fora da Google Play Store, reduzindo o risco de instalação de softwares maliciosos.
Novidades chegando no Android 16
De acordo com o código AOSP (Android Open-Source Project) Gerrit, o Google está trabalhando para tornar o "Advanced Protection Mode" mais acessível e fácil de usar no Android 16. Um patch recente sugere a criação de um serviço para "inscrever dispositivos em um modo de proteção consciente da segurança". Esse serviço seria integrado diretamente ao app de Configurações, permitindo que os usuários ativem o modo com mais facilidade.
Além disso, o Google estaria permitindo que aplicativos verifiquem se um dispositivo está inscrito no modo de proteção por meio de uma API. Isso indica uma evolução na maneira como o sistema operacional Android gerencia a segurança de seus dispositivos.
O Android 16, de codinome "Baklava" (e nós falamos mais dele aqui), está previsto para ser lançado em 2024, e esta atualização traria uma camada extra de segurança ao sistema.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!