Adobe: AI Assistant vai resumir e interpretar documentos longos

 William Schendes
William Schendes

A Adobe apresentou o AI Assistant, um sistema de conversação generativa que, por meio de inteligência artificial, permite resumir e extrair ideias de documentos longos. A ferramenta também pode responder perguntas sobre o arquivo através de uma “interface conversacional”.

O assistente de IA foi lançado em versão beta e aproveita dos mesmos recursos do Acrobat Liquid Mode, tecnologia usada para leitura responsiva de arquivos PDFs.

Atualmente, a versão beta do AI Assistant está disponível para os planos Acrobat Standard, Pro Individual e Teams. No futuro, a Adobe irá disponibilizar a ferramenta para clientes do Reader e Acrobat por meio de uma assinatura complementar.

Em comunicado, a empresa explica alguns recursos que podem ser utilizados pelo AI Assistant:

  • Recomendação de perguntas baseadas no documento por meio da interface de conversação;
  • Resumo generativo — permite uma compreensão rápida do conteúdo de documentos longos com visões breves e fáceis de ler;
  • Citações inteligentes — gera citações permitindo que o usuário consulte as fontes do texto;
  • Navegação fácil — cria links clicáveis que direcionam para as informações que o usuário busca rapidamente;
  • Saída formatada — converte as informações do texto para textos de e-mails, apresentações, relatórios e mais.

A Adobe reforçou que os recursos de IA da ferramenta não armazenam ou usam os documentos dos clientes para treinar o AI Assistant.

Além dos documentos em PDF, os clientes poderão usar diferentes formatos, incluindo Word e PowerPoint.

“A IA generativa oferece a promessa de experiências documentais mais inteligentes, transformando as informações contidas em PDFs em conteúdo acionável, de conhecimento e com aparência profissional.

O PDF é o padrão de fato para os documentos mais importantes do mundo e os recursos introduzidos hoje são apenas o começo do valor que o AI Assistant oferecerá por meio dos aplicativos e serviços Reader e Acrobat.”

- Abhigyan Modi, vice-presidente sênior da Document Cloud.

No futuro, a Adobe irá implementar mais recursos para o AI Assistant, incluindo edição e formatação de documentos com IA, permitindo alterar o tom do texto, por exemplo; e adição de recursos do Adobe Firefly, modelo de IA para geração e edição de imagens.

SAIBA MAIS!

  • OpenAI apresenta Sora, novo modelo de IA para geração de vídeos a partir de textos
  • Google anuncia Gemini 1.5 Pro, novo modelo de IA superpotente
  • Vai rivalizar com o Google? OpenAI trabalha em buscador com IA
 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: