Acabou a diversão: Instagram remove filtros de realidade aumentada hoje (14)

 William Schendes
William Schendes

A partir de hoje, 14 de janeiro, a Meta removerá todos os filtros de realidade aumentada do Instagram. Esta medida já havia sido anunciada em agosto de 2024, quando a empresa revelou que encerraria o Meta Spark — plataforma que permitia que criadores, empresas e usuários desenvolvessem seus próprios filtros — e desativaria todos os efeitos feitos por ela.

“Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros da Meta Spark, a partir de terça-feira, 14 de janeiro de 2025.

Isso significa que os efeitos de Realidade Aumentada (RA) criados por terceiros — incluindo marcas e nossa comunidade mais ampla de Criadores de RA — não estarão mais disponíveis a partir desta data.”

Meta, em comunicado.

Acabou a diversão: Meta remove filtros de realidade aumentada nesta terça-feira (14)
Filtros criados com o Meta Spark. (Imagens: Reprodução/ Lenlist)

A empresa também explica que os efeitos criados pela própria Meta continuarão funcionando — mas convenhamos, eles são muito menos divertidos e menos interessantes do que os filtros de memes e de beleza criados por usuários.

Apesar da remoção dos filtros, os vídeos e fotos do Instagram, Facebook e Messenger que foram criados com os filtros de realidade aumentada permanecerão inalterados. Ou seja, você não precisa se preocupar em excluir stories devido à desativação dos filtros.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: