A quem pertence este número de telefone? 6 formas de descobrir

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Receber chamadas ou mensagens de números desconhecidos pode gerar curiosidade ou preocupação. Felizmente, existem métodos práticos para identificar o dono de um número de telefone. Abaixo, reunimos as principais ferramentas para ajudar você a descobrir a quem pertence aquele número que apareceu no seu celular.

1. Consultar número de telefone pelo Google

a quem pertence este número de telefone
Imagem: Pexels / Caio

Uma das primeiras ferramentas que podemos utilizar para tentar descobrir a quem pertence um número de telefone é jogar este número do Google. Caso se trate de um número pessoal, o Google não dar detalhes sobre o dono, para não infringir normas de privacidade e proteção de dados. Caso seja de uma empresa, contudo, o cenário é outro.

A maior parte das empresas estão cadastradas no Google e números de uso comercial muito provavelmente devem se identificados pelo buscador ou, pelo menos, serem apontados como "possível spam".

2. Consultar número de telefone pelo serviço “Qual Empresa Me Ligou”

a quem pertence este número de telefone

Se a pergunta "de quem é o número que me ligou?" é algo que o aflige com frequência, o serviço “Qual Empresa Me Ligou” também pode lhe ajudar. Desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a ferramenta identificar o CNPJ e a Razão Social associados a determinados números de telefone.

Como o nome do serviço já indica, a base de dados disponível tem como principal foco a consulta de números de telefones vinculados a empresas de natureza comercial. Ou seja, caso o número seja pessoal, a informação sobre a quem ele pertence não será disponibilizada.

3. Consultar número de telefone pelo site ou app TrueCaller

a quem pertence este número de telefone

Desenvolvido para identificar chamadas e SMS de qualquer lugar do mundo, o TrueCaller pode ser utilizado na versão web para, onde disponibiliza um espaço para pesquisar o número desejado. O aplicativo, contudo, oferece recursos extras.

Com o app instalado, por exemplo, o usuário receberá denúncias de spam em tempo real sobre um número que está ligando. O aplicativo ainda realiza o bloqueio automático de chamadas e SMSs de spam, avisando sobre o procedimento para que o usuário possa conferir.

A verdade é que muitos smartphones já estão vindo com estas funcionalidades. Para aqueles cujos celulares ainda não contam com estes recursos, o app pode ser de grande ajuda. O TrueCaller está disponível para Android e iOS. Mais uma vez, o serviço não identifica ou bloqueia números de uso pessoal.

4. Consultar número de telefone pelo WhatsApp

a quem pertence este número de telefone

O WhatsApp pode ser uma ferramenta eficiente para descobrir a quem pertence um número de telefone, até mesmo números pessoais, mas isso dependerá das configurações de privacidade do titular. Siga os passos:

  1. Adicione o número que ligou para o seu celular à sua agenda de contatos, mesmo que seja um telefone internacional
  2. Abra o WhatsApp e tente iniciar uma conversa com o número
  3. Se o número estiver vinculado a uma conta ativa no WhatsApp, você verá o nome do perfil e, em alguns casos, uma foto ou informações adicionais

Contas comerciais podem fornecer ainda mais detalhes, como endereço, site ou outras formas de contato. Caso o número não esteja registrado no WhatsApp, será exibida a opção de enviar um convite, indicando que o dono do telefone não utiliza o app. Não é um método que dá certo todas as vezes, mas pode ajudar.

5. Consultar número de telefone pelo Telegram

a quem pertence este número de telefone

O Telegram é outra alternativa útil para tentar descobrir quem está por trás de um número desconhecido. Aqui está como fazer:

  1. Registre o número que ligou para o seu celular na sua agenda de contatos
  2. No Telegram, vá até a seção "Contatos"
  3. Se o número estiver associado a uma conta no Telegram, ele aparecerá na sua lista de contatos, e você poderá abrir o perfil para ver informações adicionais

Caso o número não esteja vinculado ao Telegram, ele não será exibido, indicando que não há dados disponíveis na plataforma. Assim como o WhatsApp, o Telegram pode ajudar em algumas ocasiões, mas depende das configurações de privacidade do dono do número e de se esse número utilizar o aplicativo. Ou seja, pode não funcionar bem para números de empresas ou telemarketing.

6. Consultar número de telefone pelo Pix

a quem pertence este número de telefone

Outra maneira curiosa de descobrir quem pode ser o dono de um número pessoal que ligou para o seu celular é utilizando o sistema de pagamentos instantâneos Pix. Se o número for cadastrado como chave Pix, você poderá visualizar o nome completo do titular ao iniciar uma transferência, antes mesmo de confirmar a operação.

No entanto, vale destacar que o Pix não foi projetado como uma ferramenta de busca, então nem sempre essa abordagem será confiável ou ética. Utilize-a com responsabilidade, apenas quando for realmente necessário.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: