A popular cantora pop norte-americana, Taylor Swift, retornou ao TikTok após ter suas músicas removidas da plataforma por 10 semanas.
Como reportou a Variety, músicas da cantora como “You Belong With Me,” “Lover,” “Cardigan,” “Mirrorball,” “Fearless” “Cruel Summer,” “Cardigan” e “Style” voltaram a ser disponibilizadas para os usuários adicionarem em seus vídeos.
As canções da cantora foram removidas do TikTok no início de fevereiro após a rede social não conseguir renovar o contrato com a Universal Music Group. Porém, como a cantora detém os direitos autorais de diversos de seus álbuns, suas composições puderam retornar à plataforma em um acordo feito com a equipe de Swift.
O retorno das músicas ao TikTok pode ter a intenção de promover o próximo álbum da cantora, ‘The Tortured Poets Department”, que será lançado na próxima sexta-feira (19).
Na estreia de seu último álbum inédito, “Midnights”, Swift fez uma parceria com o TikTok para lançar um vídeo exclusivo de revelação de cada faixa do álbum.
Como mencionado, o retorno da cantora foi realizado através de um acordo separado, portanto, outros artistas que tem contrato com a Universal permanecerão fora da rede social. Esses artistas incluem Anitta, Olivia Rodrigo, Billie Ellish, Rihanna, Lana Del Rey, The Weeknd, The Beatles e mais. Confira a lista completa na matéria do TechShake.
Por que a Universal não renovou com o TikTok?
De acordo com a Universal Music Group, o motivo do fim do contrato que viabiliza a disponibilização de suas músicas no TikTok está relacionado com a compensação inadequada das músicas na plataforma:
“Em nossas discussões sobre renovação de contrato, temos pressionado-os em três questões críticas: Compensação adequada para nossos artistas e compositores, proteção de artistas humanos contra os efeitos nocivos da IA e segurança online para os usuários do TikTok. . . Em última análise, o TikTok está tentando construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música.”
- Universal Music Group em comunicado.
FIQUE POR DENTRO!