A evolução do Ctrl+C e Ctrl+V: Windows aprimora copia e cola com IA

 William Schendes
William Schendes

A Microsoft apresentou nesta semana mais uma funcionalidade de inteligência artificial (IA) para o Windows. A novidade desta vez é o recurso Advanced Paste (Colar Avançado, em tradução literal).

Como explica o The Verge, esse recurso permite que os usuários acelerem processos de trabalho, podendo, por exemplo, copiar um código em uma linguagem e colar em uma linguagem diferente.

O recurso também permite colar qualquer conteúdo da área de transferência no formato que desejarem ou até mesmo sem nenhum formato.

A evolução do Ctrl+C e Ctrl+V: Windows aprimora copia e cola com IA
(Imagem: Windows/ Unplash)

O Advanced Paste tem uma caixa de texto para que os usuários descrevam o que desejam, seja uma tradução, resumo, reescrita em diferentes tons, entre outras possibilidades.

A evolução do Ctrl+C e Ctrl+V Windows aprimora copia e cola com IA
(Imagem: Microsoft)

A Microsoft lista alguns exemplos de usos do novo recurso de IA:

  • Resuma o texto: pegue um texto longo da área de transferência e peça à IA para resumi-lo.

  • Traduzir texto: pegue o texto da área de transferência em um idioma e peça à IA para traduzi-lo para outro idioma.

  • Gerar código: pegue a descrição de uma função da área de transferência e peça à IA para gerar o código para ela.

  • Transformar texto: pegue o texto da área de transferência e peça à IA para reescrevê-lo em um estilo específico, como um e-mail profissional ou uma mensagem casual.

  • Estilizar texto: pegue o texto da área de transferência e peça à IA para reescrevê-lo no estilo de um autor, livro ou palestrante conhecido.

Este recurso está sendo disponibilizado através do Power Toys, coleção de utilitários e de código aberto desenvolvido pela Microsoft. No entanto, será necessário adquirir uma chave de API da OpenAI e comprar créditos para sua conta.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: